Fatores vinculados à situação socioeconômica, ambientais,...

Fatores vinculados à situação socioeconômica, ambientais, biológicos e genéticos e os comportamentos coletivo e individual têm influência poderosa sobre a saúde. Em março de 2005, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou a Commission on Social Determinants of Health, com o objetivo de promover uma tomada de consciência a respeito da importância dos determinantes sociais na saúde de indivíduos e populações e a respeito da necessidade do combate às iniquidades em saúde por eles geradas. Em março de 2006, foi criada no Brasil a Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde.

 Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, relativos ao processo saúde-doença-cuidado.

A transição epidemiológica ocorrida no Brasil diferenciou-se daquela observada nos países mais industrializados, entre outras características, por início tardio, maior velocidade, superposição prolongada de estágios (adição nosológica) e pela polarização epidemiológica entre as regiões do país.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens a seguir, no que se refere ao regime geral de previdência social (RGPS) e ao regime do servidor público.

Um servidor efetivo de determinado município que esteja em pleno exercício de seu cargo será obrigatoriamente filiado a pelo menos um regime previdenciário, quer seja o geral se não houver regime próprio, quer seja o dos servidores daquele município, se houver.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos sociológicos fundamentais.

A constituição da identidade atende às dimensões pessoal (individual) e social (coletiva), conforme um processo de interação.

Resolva a questão aqui ›