Questões de Medicina de Alergologia

 /   /   /  Alergologia

Pesquise mais Questões de Medicina de Alergologia abaixo,

CESPE - SESA - ES - Médico Alergista - 2013
Medicina / Alergologia

Os eosinófilos são células que se coram pela eosina e circulam na corrente sanguínea. Com relação a esse tipo celular, assinale a opção correta.

a) Os eosinófilos desenvolvem-se na medula óssea a partir de precursores mieloides e sob influência das interleucinas IL-3, IL-5 e GM-CSF.
b) A proteína básica principal, carboxipeptidase A e a proteína catiônica eosinofílica são as principais enzimas no combate aos parasitas e bactérias, e não causam dano à célula do hospedeiro.
c) O eosinófilo é a principal célula efetora da imunidade imediata.
d) O número de eosinófilos corresponde a 15% do total de leucócitos no sangue de um adulto.
e) As citocinas produzidas por linfócitos TH1 promovem a ativação e recrutamento dos eosinófilos.

CESPE - SESA - ES - Médico Alergista - 2013
Medicina / Alergologia

No que concerne ao sistema complemento, um dos componentes mais antigos do sistema imunológico, assinale a opção correta.

a) C4a e C1 têm função de anafilotoxinas.
b) A via clássica do complemento é ativada por imunoglobulina A (IgA).
c) A via alternativa é ativada por formação de C3bBb na superfície de células de mamíferos.
d) A via da lecitina é ativada por polissacarídeos microbianos como a manose.
e) O complexo de ataque à membrana inicia com inserção de C7.

CESPE - SESA - ES - Médico Alergista - 2013
Medicina / Alergologia

O recrutamento de leucócitos e proteínas plasmáticas do sangue para o sítio da infecção ou do dano tecidual é denominado inflamação. Com relação às etapas da resposta inflamatória, assinale a opção correta.

a) As quimiocinas liberadas no sítio inflamatório aumentam a afinidade das integrinas dos leucócitos ao seu ligante na célula endotelial.
b) Após a união firme dos leucócitos às células endoteliais, ocorre reorganização do citoesqueleto do endotélio, permitindo a passagem dos leucócitos para o sítio da infecção, denominada diapedese.
c) As primeiras células a chegarem ao sítio inflamatório são os monócitos e, horas depois, os neutrófilos.
d) As selectinas E são, moléculas de adesão expressas nas células endoteliais após ativação do endotélio pela IL-1, fator de necrose tumoral (TNF) e lipopolissacarídeo (LPS), ligam-se com alta afinidade aos leucócitos.
e) Durante a fase inicial da resposta, ocorre vasodilatação, diminuição do fluxo sanguíneo e os leucócitos aproximam-se da parede dos vasos. Essas células começam uma fase de rolamento que ocorre pela interação fraca entre as selectinas do endotélio e o CPH classe I dos leucócitos.

CESPE - SESA - ES - Médico Alergista - 2013
Medicina / Alergologia

O sistema complemento possui proteínas reguladoras solúveis ou presentes na célula que impedem a destruição dessas células e da ativação descontrolada desse sistema sob condições fisiológicas. Assinale a opção correta com relação às proteínas reguladoras do sistema complemento.

a) A formação do complexo de ataque à membrana (MAC) é inibida por uma proteína denominada proteína cofatora de membrana (MCP).
b) A ação do fator I na molécula de C3b requer a presença de proteínas reguladoras que têm ação de cofatores: CD59, fator H e CR1.
c) CD59 está presente em células sanguíneas, endoteliais e epiteliais e têm como função impedir a inserção de C5b-C7 na membrana dessas células.
d) A função do inibidor de C1 (C1 INH) é parar a ativação da via clássica na sua etapa inicial, e a deficiência dessa proteína (C1 INH) leva a doença autossômica recessiva, denominada angioedema hereditário.
e) O fator acelerador de decaimento (DAF) e receptor do complemento tipo 1 (CR1) inibem a formação da C3 convertase nas células do hospedeiro, tanto da via clássica quanto da alternativa.

CESPE - SESA - ES - Médico Alergista - 2013
Medicina / Alergologia

O câncer é um grande problema de saúde pública, afetando tanto crianças como adultos. Na década de 1950, Macfarlane Burnet propôs o conceito de vigilância imunológica, em que o sistema imune teria a função de reconhecer e destruir clones de células transformadas. Acerca do assunto em questão, assinale a opção correta.

a) Antígenos oncofetais como alfafetoproteína são produzidos em altos níveis, tanto em tecidos de adultos como em células cancerosas, mas não em fetos normais.
b) O principal mecanismo de defesa contra o tumor são os linfócitos B, e aqueles que conseguem evadir são destruídos pelas células NK (natural killer).
c) A produção de proteínas imunossupressoras, diminuição da expressão de CPH de classe I e a ausência de produção de antígeno tumoral são mecanismos que as células tumorais utilizam para evadir da reposta imunológica.
d) Imunoterapia passiva é o termo utilizado ao tratamento do paciente com câncer que recebe uma substância capaz de gerar resposta imunológica para eliminar o tumor.
e) Alguns vírus de DNA estão envolvidos no desenvolvimento de tumores tanto em humanos como em animais e os produtos desses vírus oncogênicos induzem as respostas de células B.

CESPE - SESA - ES - Médico Alergista - 2013
Medicina / Alergologia

Jacques Reverdi, em 1870, relata o primeiro transplante de tecidos em humanos e só depois de 1939 os mecanismos de rejeição e tolerância nos transplantes entre camundongos foram estabelecidos. Em 1952, Jean Dausset descreve o primeiro antígeno de histocompatibilidade humano (HLa ). Com relação à imunologia dos transplantes, assinale a opção correta.

a) O complexo principal de histocompatibilidade (CPH) de Classe II está relacionado às rejeições no transplante.
b) A rejeição hiperaguda consiste na oclusão trombótica dos vasos do enxerto que inicia de minutos a horas após a anastomose entre os vasos do enxerto com o do hospedeiro. É mediada por células T preexistentes na circulação do hospedeiro que se ligam a antígenos do doador.
c) Rejeição aguda é a lesão vascular e parenquimatosa mediada exclusivamente por anticorpos após a primeira semana de transplante.
d) A rejeição crônica caracteriza-se por fibrose e anormalidades vasculares. Há perda do enxerto durante o período prolongado. Esse tipo de rejeição diminui significativamente com o controle da rejeição aguda.
e) A reação de hipersensibilidade celular tardia crônica na parede vascular, associada à oclusão do vaso, é um exemplo de rejeição crônica.

CESPE - SESA - ES - Médico Alergista - 2013
Medicina / Alergologia

O envelhecimento saudável e a longevidade estão relacionados à alta citotoxicidade das células NK (natural killer). Assinale a opção correta com relação aos linfócitos NK.

a) Os receptores de inibição (CD94, ILT-2, KIRs) das células NK interagem com CPH de classe I das células próprias, inibindo a ativação desses linfócitos. Uma vez que essas células são infectadas por vírus ou transformam-se em células tumorais, há redução na expressão do CPH de classe I, favorecendo a ativação das células NK e sua ação citotóxica.
b) O número absoluto de células NK e suas citocinas diminui com a idade.
c) As granzimas secretadas pelos linfócitos NK facilitam a entrada da perforinas na célula que levam ao sinal de apoptose.
d) As células NK (natural killer) correspondem cerca de 5% a 15% das células mononucleares no sangue periférico e baço e são identificadas pela ausência de CD3 e pela expressão de CD56 e CD19.
e) Os linfócitos NK são responsáveis por destruírem células infectadas por vírus e células tumorais, além de ativarem os macrófagos através da secreção de IL-5.

CESPE - SESA - ES - Médico Alergista - 2013
Medicina / Alergologia

Fagocitose é um processo ativo e dependente de energia que engloba partículas dentro de vesículas. Assinale a opção correta acerca dos fagócitos e seus mecanismos.

a) Os macrófagos ativados não participam do remodelamento tecidual após a infecção.
b) Os fagócitos internalizam os microrganismos no fagossomo; este se funde com o lisossomo, formando o fagolisossomo. Nos fagócitos ativados, os micróbios são destruídos pelas enzimas proteolíticas, por óxido nítrico e espécies reativas do oxigênio dentro do fagolisossomo.
c) Os macrófagos e mastócitos expressam receptores na sua superfície que são capazes de reconhecer e ligar aos microrganismos, como receptores scavenger, receptores de manose.
d) Os macrófagos e mastócitos são os principais fagócitos do sistema imunológico.
e) Os fagócitos conseguem distinguir o tecido próprio do microrganismo, por isso não ocorre dano tecidual.

CESPE - SESA - ES - Médico Alergista - 2013
Medicina / Alergologia

Assinale a opção correta com relação ao sistema imunológico das mucosas.

a) A IgM monomérica também tem afinidade pelo componente secretor (SIgM) e é um mecanismo importante de compensação na deficiência de IgA.
b) A exclusão antigênica dos anticorpos secretores ocorre por bloqueio de antígenos do lúmen, levando-os a aglutinação, ligação ao muco e eliminação pelos movimentos peristálticos; neutralização intracelular de vírus e toxinas de bactérias e eliminação de antígenos que já tenham atravessado a barreira epitelial.
c) O principal tecido linfoide das vias aéreas humanas é o anel de Waldeyer que compreende a tonsila nasofaringiana e as tonsilas palatinas. A tonsila lingual e as estruturas tonsilares na abertura das tubas auditivas não fazem parte desse tecido.
d) A apresentação dos antígenos captados pelas células dendríticas da mucosa intestinal são apresentados aos linfócitos T nos linfonodos mesentéricos.
e) A IgA1 constitui 90% do total da IgA sérica, sob a forma de monômeros. Entretanto, nas superfícies mucosas normalmente, é polimérica, associada à cadeia M e ao componente secretor, o que confere maior avidez de ligação a antígenos e resistência à ação de enzimas proteolíticas.

CESPE - SESA - ES - Médico Alergista - 2013
Medicina / Alergologia

Com relação à anatomia e desenvolvimento do sistema imune, assinale a opção correta.

a) O baço é um órgão altamente vascularizado e participa na manutenção do sistema imunológico removendo imunocomplexos e fagocitando microrganismos recobertos por anticorpos (opsonizados).
b) O desenvolvimento e a maturação dos linfócitos B ocorrem na medula óssea e no baço, respectivamente.
c) Os linfonodos, tecidos linfoides associados à mucosa e ao fígado, são órgãos linfoides secundários.
d) Os antígenos são transportados para os linfonodos principalmente pelos vasos sanguíneos.
e) Os órgãos linfoides primários correspondem ao timo e ao baço.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.