Questões sobre Interpretação de Textos do ENEM

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Listagem de Questões sobre Interpretação de Textos do ENEM

#Questão 851780 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

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CAULOS. Disponível em: www.caulos.com. Acesso em: 24 sei. 2011.
O cartum faz uma critica social. A figura destacada está em oposição ás outras e representa a

#Questão 851781 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

Até quando?

     Não adianta olhar pro céu
     Com muita fé e pouca luta
     Levanta ai que você tem muito protesto pra fazer
     E muita greve, você pode, você deve, pode crer
     Não adianta olhar pro chão
     Virar a cara pra não ver
     Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
     Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!

GABRIEL, O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo). Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (fragmento).
As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto

#Questão 851782 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

Olá! Negro

      Os netos de teus mulatos e de teus cafuzos
     e a quarta e a quinta gerações de teu sangue sofredor
     tentarão apagar a tua cor!
     E as gerações dessas gerações quando apagarem
     a tua tatuagem execranda,
     não apagarão de suas almas, a tua alma, negro!
     Paí-João, Mãe-negra, Fufô, Zumbi,
     negro-fujão, negro cativo, negro rebelde
     negro cabinda, negro congo, negro íoruba,
     negro que foste para o algodão de USA
     para os canaviais do Brasil,
     para o tronco, para o colar de ferro, para a canga
     de todos os senhores do mundo;
     eu melhor compreendo agora os teus blues
     nesta hora triste da raça branca, negro!
     Olá, Negro! Olá, Negro!
     A raça que te enforca, enforca-se de tédio, negro!

LIMA, J Obras completas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958 (fragmento).
O conflito de gerações e de grupos étnicos reproduz, na visão do eu lírico, um contexto social assinalado por

#Questão 851783 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

Novas tecnologias

       Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas ás atividades de telecomunicações. Expressões freqüentes como “o futuro já chegou", "maravilhas tecnológicas" e “conexão total com o mundo” “fetichizam’' novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o "futuro” tão festejado.
        Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento.
       Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar por espontânea vontade a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.

SAMPAIO, A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em http://observatoriodaimprensa.com.br.
Acesso em: 1 mar. 2013 (adaptado).
Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa criar uma base de orientação lingüística que permita alcançar os leitores e convencê-los com relação ao ponto da vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha das formas verbais em destaque objetiva

#Questão 851784 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certas e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida quotidiana".
Huizinga. J. Home ludents. o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.

Segundo o texto, o jogo comporta a possibilidade de fruição. Do ponto de vista das práticas corporais, essa fruição se estabelece por meio do(a)

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