Questões de Português do ENEM

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Listagem de Questões de Português do ENEM

#Questão 852441 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2009, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Segundo Dia

Os melhores críticos da cultura brasileira trataram- na sempre no plural, isto é, enfatizando a coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur Ramos distingue as culturas não europeias (indígenas, negras) das europeias (portuguesa, italiana, alemã etc.), e Darcy Ribeiro fala de diversos Brasis: crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e de Brasis sulinos, a cada um deles correspondendo uma cultura específica. MORAIS, F. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura. São Paulo: Sudameris, 2003. Considerando a hipótese de Darcy Ribeiro de que há vários Brasis, a opção em que a obra mostrada representa a arte brasileira de origem negro-africana é:

#Questão 852924 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2008, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Prova Amarela



Entre os seguintes ditos populares, qual deles melhor corresponde à figura acima?

#Questão 852950 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2008, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Prova Amarela



Assinale o trecho do diálogo que apresenta um registro informal, ou coloquial, da linguagem.

#Questão 852951 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2008, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Prova Amarela

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Assinale a opção que apresenta um verso do soneto de Cláudio Manoel da Costa em que o poeta se dirige ao seu interlocutor.

#Questão 852906 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2008, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Prova Amarela

A velha Totonha de quando em vez batia no engenho. E era um acontecimento para a meninada... Que talento ela possuía para contar as suas histórias, com um jeito admirável de falar em nome de todos os personagens, sem nenhum dente na boca, e com uma voz que dava todos os tons às palavras! Havia sempre rei e rainha, nos seus contos, e forca e adivinhações. E muito da vida, com as suas maldades e as suas grandezas, a gente encontrava naqueles heróis e naqueles intrigantes, que eram sempre castigados com mortes horríveis! O que fazia a velha Totonha mais curiosa era a cor local que ela punha nos seus descritivos. Quando ela queria pintar um reino era como se estivesse falando dum engenho fabuloso. Os rios e florestas por onde andavam os seus personagens se pareciam muito com a Paraíba e a Mata do Rolo. O seu Barba-Azul era um senhor de engenho de Pernambuco.

José Lins do Rego. Menino de Engenho. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980, p. 49-51 (com adaptações).

Na construção da personagem “velha Totonha”, é possível identificar traços que revelam marcas do processo de colonização e de civilização do país. Considerando o texto acima, infere-se que a velha Totonha

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