Questões Concurso UFVJM/MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFVJM/MG

Analise as afirmativas a seguir concernentes à proteção e aos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais.

I. A internação psiquiátrica involuntária é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.

II. Pesquisas científicas para fins diagnósticos ou terapêuticos não poderão ser realizadas sem o consentimento expresso do paciente, ou de seu representante legal, e sem a devida comunicação aos conselhos profissionais competentes e ao Conselho Nacional de Saúde.

III. O paciente há longo tempo hospitalizado ou para o qual se caracterize situação de grave dependência institucional, decorrente de seu quadro clínico ou de ausência de suporte social, será objeto de política específica de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida.

Estão corretas as afirmativas:

Com base no documento Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, publicado em 2014, compreende-se que as estratégias institucionais de garantia da permanência na educação escolarizada construídas no interior da política educacional não se traduzem em programas e projetos comuns a todos os níveis e modalidades.

As possibilidades de atuação profissional na educação se constituem:

Segundo YASBEK (2012), “a noção de pobreza é ampla e supõe gradações, embora seja uma concepção relativa, dada a pluralidade de situações que comporta. No início do século XX, a pobreza é vista como incapacidade pessoal e objeto da benemerência e da filantropia. Aos poucos, [...] nos espaços das cidades, a ‘questão social’ passa a ser o fator impulsionador de medidas estatais de proteção ao trabalhador e sua família até a constituição de programas explicitamente anunciados, como de combate à pobreza”.

Assim, no âmbito da assistência social:

Segundo ALMEIDA (2011), as contradições do processo de condução das políticas públicas no campo educacional no Brasil são muito evidentes em razão da capacidade de os organismos multilaterais interferirem na produção das agendas governamentais e da sociedade civil e fornecerem os subsídios conceituais para a abordagem dos problemas tratados.

Constituem características desse contexto, EXCETO:

Segundo CARRETEIRO (2011), a juventude que ingressa no campo profissional se encontra, atualmente, em face de um quadro bastante diversificado de exigências.

Configuram-se exigências atuais da inserção e reinserção no mundo do trabalho, destacadas pela autora, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis