Questões Concurso UFFS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFFS

A coloração histoquímica tem por princípio contrastar as estruturas celulares e teciduais para sua posterior visualização microscópica. Para isso, são utilizados corantes, que são moléculas químicas com sistemas de elétrons deslocalizados, conjugados com ligações duplas, contendo dois grupos distintos: os cromóforos e os auxocromos.
Na coloração histoquímica, certos componentes teciduais combinam-se com o corante para produzirem uma cor diferente da cor original do corante. Esses componentes também adquirem coloração diferente do resto do tecido corado, num fenômeno denominado 

Observe a figura a seguir. Ela apresenta a sequência de procedimentos para o processamento manual de tecidos destinados à inclusão em parafina. 
34.png (362×225)

Com base nos fenômenos que acontecem em cada uma das etapas desse processamento, assinale a afirmativa incorreta.

A fixação é uma das etapas mais importantes da técnica histológica, porque ela tem por finalidade interromper o metabolismo celular, estabilizando suas estruturas e componentes bioquímicos intra e extracelulares, preservando e conservando os elementos teciduais o mais próximo de seu estado in natura, além de permitir a penetração de outras substâncias que serão utilizadas após a fixação.
Considerando os princípios fundamentais da fixação para o preparo de amostras para microscopia, classifique em verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:  
( ) Secagem ao ar é o procedimento que induz grandes distorções nos componentes submicroscópicos dos tecidos, pois a evaporação da água provoca o colapso e desarranjo das estruturas subcelulares, devido à tensão superficial. ( ) A fixação química é obtida quando se utilizam substâncias químicas capazes de formar reações com os sítios das biomoléculas, estabilizando-as e impedindo a alteração tecidual. ( ) Fixadores coagulantes ou desnaturantes, que precipitam as proteínas dos tecidos, são também chamados de fixadores aditivos, porque se ligam às proteínas teciduais promovendo a sua coagulação. ( ) Os fixadores aldeídos comumente utilizados são o formaldeído, o glutaraldeído, e o paraformaldeído, que é o próprio formaldeído na sua forma pura polimerizada. Esses fixadores formam ligações cruzadas com as proteínas tissulares, tornando-as insolúveis em forma de um gel.
As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 957383 - Veterinária, , Instituto Access, 2023, UFFS, Técnico de Laboratório - Área: Biologia

Russell & Burch (apud Remfry, 1987) sintetizaram em três palavras o Princípio Humanitário da Experimentação Animal. Esse princípio ficou definido como o Princípio dos 3R, em função da sua grafia em inglês: Replacement (Alternativas), Reduction (Redução) e Refinement (Aprimoramento). Baseado no Princípio dos 3R de Russell & Burch, analise as afirmativas a seguir: 
I. Alternativas – indica que sempre que possível devemos usar, no lugar de animais vivos, materiais sem sensibilidade, como cultura de tecidos ou modelos em computador. No caso de experimentações com o uso de mamíferos, esses devem ser substituídos por animais com sistema nervoso menos desenvolvido. II. Redução – indica que o número de animais utilizado em certos tipos de experimentos deve ser o menor possível, desde que nos forneça resultados estatísticos significativos. Atualmente, o número de animais usados em experimentação diminuiu porque se utilizam animais com estado sanitário e genético conhecidos, bem como são feitos o delineamento experimental e a análise estatística antes de se iniciar a pesquisa ou teste. III. Aprimoramento – indica que o uso de técnicas mais invasivas para o manejo de animais seja feito por profissionais conscientes, de modo a assegurar com exatidão que o pessoal envolvido na utilização animal deva conhecer os conceitos de dor, distresse e sofrimento e saber como reconhecer, avaliar, controlar e, preferencialmente, prevenir essa experiência em seus animais.
Assinale

#Questão 957390 - Técnicas em Laboratório, , Instituto Access, 2023, UFFS, Técnico de Laboratório - Área: Saneamento e Hidráulica

É um importante indicador da quantidade de partículas em suspensão na água, que pode ter muitos efeitos negativos na vida aquática. As partículas em suspensão podem bloquear a luz necessária para a fotossíntese das plantas aquáticas, sufocar os organismos aquáticos e transportar contaminantes como chumbo e mercúrio, além de patógenos com bactérias.
(https://www.splabor.com.br/blog)
Assinale a alternativa que contenha o parâmetro da água que melhor representa o texto acima. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis