Listagem de Questões Concurso UFFS
Ainda sobre as discussões em torno da educação bilíngue para surdos, é correto afirmar:
A língua de sinais e sua versão escrita são determinantes na alfabetização dos surdos.
A língua de sinais deve ser utilizadas em situações extremas, somente como apoio e reforço.
Os surdos não precisam aprender o português escrito, pois não farão uso dele na sociedade brasileira.
A oralidade da língua portuguesa deve ser o canal valorizado nas abordagens de ensino bilíngue para surdos.
A língua portuguesa é o único meio de instrução possível, pois os professores ouvintes desconhecem a Libras.
No contexto de uma educação bilíngue, no que se refere ao ensino da língua portuguesa como segunda língua (L2) para alunos surdos, é correto afirmar:
A oralidade do português deve ter prioridade nos momentos de instrução.
A língua de sinais deve ser o principal meio de instrução e interação.
A língua de sinais deve ser evitada, pois comprometeria a aprendizagem.
A língua portuguesa deve ser ensinada aos surdos seguindo a mesma metodologia de ensino de ouvintes.
O português escrito deve ser o único meio de interação para ocorrer aprendizagem.
Sobre a escolarização dos surdos, é correto afirmar:
A surdez impede o indivíduo de escrever uma língua oral corretamente.
O desenvolvimento dos conteúdos escolares pelo surdo requer o uso da língua oral.
A alfabetização dos surdos ocorrerá somente se os surdos forem oralizados.
Os ouvintes são intelectualmente superiores aos surdos por dominarem a língua oral.
O desenvolvimento do surdo cognitivo depende de uma instrução mediada pela Libras.
Ao realizarmos uma interpretação de uma palestra, da língua portuguesa para a Libras, em tempo real, estaremos fazendo um interpretação:
bimodal.
simultânea.
intralingual.
consecutiva.
sussurada.
O conceito do verbo “mudar”, no sentido expresso na oração em Libras “os professores mudaram o conteúdo da disciplina” apresenta a seguinte característica linguística:
ponto de articulação no peito.
ponto de articulação na bochecha.
mãos estáticas com os dedos abertos.
movimentos simétricos das duas mãos.
movimentos repetitivos de uma das mãos.
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