Questões Concurso UFCG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFCG

#Questão 1129102 - Veterinária, Clínica Médica Veterinária, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Clínica de Pequenos

Alguns testes diagnósticos em oftalmologia requerem o uso de certos equipamentos, bem como fármacos e corantes vitais para avalição de determinadas estruturas. Assinale a alternativa que condiz com o exame oftálmico realizada por Teste de Schirmer, Teste de Rosa de bengala, Teste da fluoresceína, Tonometria, respectivamente:

#Questão 1129106 - Veterinária, Clínica Médica Veterinária, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Clínica de Pequenos

As crises epilépticas são distúrbios neurológicos que ocorrem com frequência na clínica de pequenos animais. Epilepsia é o termo usado para qualquer doença caracterizada por convulsões recorrentes crônicas. Uma convulsão é a manifestação clínica de atividade elétrica anormal excessiva no cérebro. Quanto aos aspectos da convulsão e epilepsia, é CORRETO afirmar que: 

#Questão 1129104 - Veterinária, Clínica Médica Veterinária, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Clínica de Pequenos

Foi atendido um cão, Buldogue francês, de dois anos de idade, com histórico de prurido intenso, há aproximadamente 3 meses, em regiões perioral, cervical e interdígitos (com intensa lambedura das patas). Paciente vive em apartamento, sem contato com outros animais, come ração comercial e faz controle periódico de ectoparasitas. Ao exame físico, apresenta eritema, hiperqueratose em interdígitos, lábios inferiores e eritema cervical ventral. A suspeita principal é dermatite atópica canina. Considerando o caso hipotético, e as dermatopatias alérgicas, analise as afirmativas abaixo:

I - A dermatite atópica canina, uma desordem cutânea alérgica, de caráter inflamatório, crônico e multifatorial (decorrente da perda da integridade da barreira epidérmica e da desregulação do sistema imune), pode se desenvolver em animais com predisposição genética (racial), submetidos à presença de alérgenos geralmente ambientais (como pólen e ácaros).
II - Na dermatite atópica canina, geralmente os animais começam a apresentar sinais clínicos dermatológicos entre 6 meses e 7 anos de idade. Esses sinais podem ser suaves no primeiro ano e irem se agravando progressivamente, fazendo com que a maioria dos cães desenvolvam a enfermidade geralmente até os 3 anos de vida.
III - Na dermatite atópica canina, os corticoides são as drogas mais eficientes no controle do prurido e, também, com os maiores efeitos colaterais. Porém, há alternativas de medicamentos com efeitos imediatos na inflamação e prurido, como: ciclosporina, oclacitinib e lokivetmab.

Referente as proposições acima, assinale a alternativa CORRETA:

#Questão 1129108 - Veterinária, Doenças Infecciosas, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Clínica de Pequenos

O complexo respiratório infecioso canino (CRIC) também é conhecido por traqueobronquite infecciosa canina ou tosse dos canis. É uma doença aguda altamente contagiosa que acomete as vias respiratórias. Qual das seguintes afirmações sobre a traqueobronquite infecciosa canina é CORRETA?

#Questão 1129109 - Veterinária, Clínica Médica Veterinária, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Clínica de Pequenos

São vários os fatores que levam a gastrite aguda, como: ingestão de corpos estranhos, material erosivo, intolerância alimentar, fármacos, neoplasias, parasitos e infecções virais. Grande parte dos animais respondem ao tratamento sintomático. Analise as proposições a seguir sobre tratamento de gastrenterite aguda e doenças gástricas ulcerativas:

I - O tratamento da Gastrenterite Hemorrágica pode incluir fluidoterapia intensiva para compensar a perda de líquidos e eletrólitos.
II - Nutrição enteral ou parenteral e a medicação antiemética (metoclopramida, ondansetrona) podem ser indicadas como parte do tratamento para controlar os sintomas e promover a recuperação.
III - Para tratamento, pode ser utilizado inibidores de bomba de prótons (omeprasol, lansoprasol) que inibem a formação de ácido gástrico, ou os antagonistas de receptores H2 (femotidina, cimetidina) que tornam as células menos responsivas a gastrina e a acetil colina. Ocorre que, os antagonistas de receptores H2 são mais potentes, demonstrado efeitos superiores aos inibidores de bomba de prótons.
IV - O sulfacrato é indicado por ser eficaz no tratamento de gastrite erosiva e ulcerativa, pois adere às lesões, formando uma camada protetora e aumentando a velocidade de cicatrização da úlcera.

Referente as proposições acima, assinale a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis