Questões Concurso UFCG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFCG

#Questão 1129085 - Veterinária, Clínica Médica Veterinária, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Diagnóstico por Imagem

As radiografias torácicas de caninos são bastante utilizadas, sendo necessárias, no mínimo, 3 projeções radiográficas para um possível diagnóstico. Um cão, macho, 5 kg, raça poodle, de 12 anos de idade, com sinais clínicos mais evidentes em tosse noturna e intolerância ao exercício, foi radiografado o tórax para possível patologia cardíaca. No laudo estava descrito: em projeção lateral, observa-se aumento de átrio esquerdo com elevação dorsal da porção distal da traquéia e da carina, brônquio principal esquerdo caudal também apresenta deslocamento dorsal e presença de padrão intersticial-alveolar em topografia hilar e perihilar de lobos caudais. Em projeção ventrodorsal, observa-se aumento localizado de câmara cardíaca entre 2-3h. Marque a alternativa CORRETA onde as evidências radiográficas e clínicas indicam que a provável alteração cardíaca que será confirmada pela ecocardiografia é:

#Questão 1129086 - Veterinária, Diagnóstico por Imagem, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Diagnóstico por Imagem

A urografia excretora é um procedimento radiográfico contrastado que melhora a avaliação do tamanho e formato renais e permite que o contraste radiográfico preencha pelve renal, divertículos, ureteres e bexiga. O contraste é administrado por via intravenosa com projeções, sendo imediatamente realizadas após a injeção (aos 5 segundos), seguido de outras com 1, 5, 20 e 40 minutos. Os achados radiográficos de lesões renais são baseados principalmente pela fase de nefrograma (aproximadamente 2 minutos) e pielograma (que pode durar até 2 horas ou mais). Normalmente, um nefrograma deve apresentar uma fase de opacidade intensa e uniforme, seguida de diminuição gradual, quando se inicia a fase de pielograma. Marque a alternativa CORRETA, levando em consideração um nefrograma pobre inicial seguido de opacidade persistente: 

#Questão 1129087 - Veterinária, Diagnóstico por Imagem, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Diagnóstico por Imagem

A radiografia de tórax é bastante utilizada na rotina clínica para afecções pulmonares. Em sua maioria, as doenças levam a um aumento da radiopacidade pulmonar, e entre os compartimentos mais afetados, o intersticial é bastante acometido. Na prática, frequentemente os padrões pulmonares estão associados a outro(s) padrã(ões) que caracterizam um padrão misto. O padrão intersticial não estruturado, ocasionado por doença, normalmente precede o padrão alveolar e deve ser diferenciado do resultante de senilidade. Marque a alternativa CORRETA nas questões abaixo que caracteriza um padrão intersticial não estruturado: 

#Questão 1129089 - Veterinária, Diagnóstico por Imagem, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Diagnóstico por Imagem

Casos de fraturas em pequenos animas são comuns na rotina de um radiologista, e a diferenciação entre o completo reparo ósseo e possíveis complicações da consolidação é fundamental no prognóstico do tratamento. Assim, foram observados na diáfise de um úmero direito de um cão adulto, uma formação abundante de calo ósseo, mas ainda com uma linha de fratura, sem ponte óssea e deixando as extremidades ósseas fraturadas lisas, mais largas, escleróticas e arredondadas. Marque a alternativa CORRETA desta complicação da consolidação óssea, que geralmente é ocasionada pelo excesso de movimentação no local da fratura, que é denominada do tipo:

#Questão 1129088 - Veterinária, Diagnóstico por Imagem, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Diagnóstico por Imagem

Geralmente é difícil a identificação dos segmentos duodenais e possíveis anormalidades nas radiografias abdominais, a menos que contenham gás. Então, a presença de gás no duodeno e o nível de distribuição de gás ao longo do seu segmento, é de extrema importância. Um estudo (Hart; Berry, 2014), que é bastante utilizado na prática, comprovou que a ordem das projeções radiográficas pode influenciar no detalhamento do duodeno. Isto faz toda a diferença num setor de diagnóstico por imagem, em que um radiologista irá auxiliar nas projeções radiográficas e aumentar as taxas de acerto diagnóstico nos casos de anormalidades no sistema digestório.

Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - No estudo, os resultados mostraram que os cães colocados pela primeira vez em decúbito lateral esquerdo foram significativamente mais propensos a ter gás duodenal nas projeções radiográficas ventrodorsal e lateral direita subsequentes, em comparação com os cães colocados pela primeira vez em decúbito lateral direito.
II - No estudo, os resultados mostraram que os cães colocados pela primeira vez em decúbito lateral direito foram significativamente mais propensos a ter gás duodenal nas projeções radiográficas ventrodorsal e lateral esquerda subsequentes, em comparação com os cães colocados pela primeira vez em decúbito lateral esquerdo.
III - Este estudo enfatiza o benefício do uso de projeções abdominais ventrodorsais iniciais, antes de outras incidências, para avaliação subsequente do duodeno.

A partir das proposições, é CORRETO concluir o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis