Listagem de Questões Concurso TST
A estabilidade do servidor público
não impede que sentença judicial transitada em julgado decrete a perda do cargo.
confere ao servidor público o direito de permanecer no cargo até o falecimento.
confere ao servidor público vitaliciedade.
impede a instauração de processo administrativo disciplinar.
impede o controle do poder judiciário e afasta a possibilidade de ajuizamento de ação para perda do cargo.
O retorno à atividade, a pedido do servidor público que ocupava cargo efetivo, com estabilidade, aposentado voluntariamente há menos de cinco anos, para ocupar cargo vago na Administração Pública, denomina-se
readaptação.
aposentação resolúvel.
reintegração.
reversão.
exoneração.
Considere as descrições de tabelas abaixo e seus respectivos atributos. As tabelas podem ser populados com dados genéricos e fictícios.
Tabela CIAAEREA com os atributos CodCiaAerea e NomeCiaAerea
Tabela DESTINO com os atributos CodDestino e NomeAeroportoDestino
Tabela CIDADE com os atributos CodCidade e NomeCidade
Tabela TRAJETO com os atributos CodDestino, CodCiaAerea e Horário
Para responder a pergunta: “Qual o nome da companhia aérea com voo no período vespertino que chega ao aeroporto Pinto Martins na cidade de Fortaleza?”, deve-se executar o comando SQL
É requisito básico para investidura nos cargos públicos em geral:
nacionalidade brasileira ou estrangeira.
nível de escolaridade mínimo igual ou equivalente a ensino universitário.
idade mínima de vinte e um anos.
aptidão física e mental.
aprovação em concurso público de provas e títulos.
Pedro é servidor público federal, exercendo suas funções na cidade de Campinas/SP, e é removido de ofício pela Autoridade Competente para a cidade de Ribeirão Preto. Neste caso, Pedro, em razão de sua remoção, terá, no mínimo
dez e, no máximo, 30 dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, sem incluir, nesse prazo, o tempo de, no máximo, 48 horas para deslocamento para a nova sede.
quinze e, no máximo, 45 dias de prazo, contados do ato da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.
dez e, no máximo, 30 dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.
quinze e, no máximo, 45 dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, sem incluir, nesse prazo, o tempo de, no máximo, 48 horas para deslocamento para a nova sede.
cinco e, no máximo, 20 dias de prazo, contados do ato da publicação do ato, para retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}