Listagem de Questões Concurso TST
No âmbito da auditoria no setor público federal, é uma das finalidades de auditoria realizada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
avaliar a regularidade das despesas realizadas pelas entidades de direito público ou privado que arrecadem ou gerenciem recursos públicos.
comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados, quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, operacional, contábil e finalística das unidades e das entidades da administração pública, em todas as suas esferas de governo e níveis de poder.
comprovar a legalidade e legitimidade das receitas e despesas realizadas por qualquer entidade que preste serviço público.
controlar os gastos públicos sob os aspectos orçamentário, financeiro e patrimonial.
orientar as empresas que prestam serviços públicos acerca da legalidade e legitimidade dos atos praticados.
No governo federal, a abrangência de atuação da auditoria governamental, a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, inclui, dentre outras,
as atividades de gestão das unidades da administração direta e das empresas estatais dependentes.
a análise das contas prestadas pelo Presidente da República com o objetivo de subsidiar o seu julgamento pelo Congresso Nacional.
as atividades de gestão dos órgãos da administração direta e das empresas que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda.
a análise do limite de endividamento para efeito de autorização da Câmara dos Deputados para obtenção de empréstimos externos.
a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante contratos de gestão, transferências a fundo, convênio, acordo, ajuste ou outro instrumento congênere.
A auditoria no setor público federal, mediante controle externo, é realizada pelo Tribunal de Contas da União, que tem dentre outras, a atribuição de
realizar, mediante autorização do Congresso Nacional, inspeções e auditorias nas unidades administrativas do Poder Executivo, das empresas estatais e das concessionárias de serviços públicos.
exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.
realizar inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
realizar auditorias nas transações de comércio exterior realizadas pelas entidades da administração pública federal.
encaminhar ao controle interno o resultado das auditorias realizadas nas contas prestadas pelo Presidente da República.
Acerca da auditoria no setor público federal, no âmbito do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal NÃO constitui objeto do exame
os contratos firmados por gestores públicos com entidades públicas ou privadas para prestação de serviços, execução de obras e fornecimento de materiais.
os processos de licitação, sua dispensa ou inexigibilidade.
a arrecadação, a restituição e as renúncias de receitas de tributos federais.
a aplicação dos recursos do Tesouro Nacional transferidos a entidades públicas ou privadas.
as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo.
Huguinho e Luizinho.
Huguinho e Zezinho.
Zezinho e Huguinho.
Luizinho e Zezinho.
Luizinho e Huguinho.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}