Questões sobre Auditoria Governamental

Em relação aos princípios de Auditoria no Setor Público, assinale a alternativa correta:
  • A. Os princípios éticos devem estar incorporados ao comportamento profissional do auditor. O auditor deve se manter independente, de modo que seus relatórios apresentados expressem sua opinião de cunho pessoal.
  • B. O auditor executa procedimentos para reduzir ou administrar o risco de chegar a conclusões inapropriadas, reconhecendo que as limitações inerentes a todas as auditorias significam que uma auditoria pode fornecer absoluta certeza da condição-objeto.
  • C. Os auditores devem preparar documentação de auditoria a qual seja suficientemente detalhada para fornecer uma compreensão clara do trabalho realizado, da evidência obtida e das conclusões alcançadas.
  • D. Os auditores devem realizar auditoria em conformidade com normas profissionais de controle de qualidade. Os procedimentos de controle de qualidade devem abranger questões tais como direção, revisão e supervisão do processo de auditoria e necessidade de consulta, a fim de alcançar decisões em assuntos de fácil entendimento.
  • E. Determinar a materialidade é uma questão de julgamento profissional independente da interpretação do auditor, acerca das necessidades dos usuários.
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Considerando que, no relatório de auditoria, o auditor independente deve emitir opinião acerca da análise realizada das demonstrações contábeis, assinale a opção que apresenta situação que, encontrada durante auditoria independente em sociedade anônima, permita ao auditor manter o relatório de auditoria sem mudança de opinião.
  • A. existência de nota explicativa às demonstrações financeiras que descreva incerteza relacionada ao resultado de ação judicial trabalhista movida contra a empresa auditada
  • B. avaliação de investimento relevante em sociedade controlada pelo custo histórico de aquisição
  • C. adoção do método de avaliação de estoques último que entra primeiro que sai (UEPS)
  • D. impossibilidade de obtenção de evidência de auditoria acerca das contas a pagar e a receber da entidade examinada, com efeitos generalizados nas demonstrações financeiras
  • E. existência de registro de item de despesa como ativo, cujo impacto tenha sido considerado em parcela substancial das demonstrações financeiras
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Assinale a opção que apresenta circunstância que justifique a inclusão de um parágrafo de ênfase no relatório de determinado auditor.
  • A. sinistro em uma das unidades de armazenamento da empresa auditada que já tenha sido relatado em notas explicativas e que tenha ocasionado perda de estoques
  • B. apreensão, por autoridade governamental, de todos os registros contábeis objeto dos exames da auditoria, por tempo indeterminado
  • C. negativa, pela administração, de acesso aos relatórios de auditoria referentes a investimentos realizados em controlada e não consolidados nas demonstrações contábeis
  • D. ausência de registro a valor presente de parcela relevante da conta fornecedores, com consequente efeito generalizado nas demonstrações contábeis
  • E. aplicação antecipada e sem autorização legal — já relatada em notas explicativas — de nova norma contábil, com efeito disseminado de forma generalizada nas demonstrações contábeis
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Ao verificar a racionalidade com que os recursos alocados a determinados programas em um órgão público são aplicados, o auditor governamental realiza o exame de
  • A. contas.
  • B. economicidade.
  • C. eficácia.
  • D. eficiência.
  • E. efetividade.
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O auditor designado para planejar a supervisão dos membros da equipe de auditoria poderá, em seu planejamento, ignorar
  • A. a área da auditoria.
  • B. os riscos de distorções relevantes.
  • C. a capacidade dos membros individuais da equipe.
  • D. as auditorias anteriormente realizadas.
  • E. o porte e a complexidade da entidade.
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Ao apreciar a legalidade do orçamento público, um auditor de contas identificou leis delegadas, decisões judiciais, medidas provisórias e resoluções do Senado Federal que versavam sobre orçamento público.

Nessa situação hipotética, o auditor deve

  • A. dispensar a jurisprudência orçamentária e aplicar as medidas provisórias.
  • B. ignorar o aspecto político das referidas normas financeiras.
  • C. fazer cumprir as leis delegadas e as medidas provisórias.
  • D. desconsiderar as medidas provisórias e aplicar as leis delegadas.
  • E. observar os limites fixados em resoluções do Senado Federal e considerar a jurisprudência orçamentária.
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A informação encontrada por profissional de auditoria governamental no curso dos trabalhos de auditoria e que sirva tão somente como auxiliar para o alcance das conclusões de auditoria é denominada informação
  • A. fidedigna.
  • B. suficiente.
  • C. material.
  • D. útil.
  • E. relevante.
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Ao estabelecer a forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria, o auditor poderá ignorar
  • A. a natureza e a extensão das exceções identificadas.
  • B. os riscos de distorção relevantes identificados.
  • C. o tamanho e a complexidade da entidade.
  • D. a metodologia de auditoria utilizada.
  • E. a quantidade de sócios da entidade auditada.
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O documento editado pelo Instituto Rui Barbosa, em 2010, denominado Normas de Auditoria Governamental Aplicáveis ao Controle Externo − NAGs,
  • A. está organizado em 6 grupos de normas, cada qual destinando à observância pelos poderes executivo, legislativo e judiciário.
  • B. utiliza, nas normas, a expressão accountability para se referir ao dever de prestar contas.
  • C. não indica como intenção das NAGs oferecer critérios para a avaliação de desempenho dos profissionais de auditoria governamental.
  • D. determina que as NAGs se destinam a procedimentos de Controle Externo, deixando de mencionar, portanto, os chamados Sistemas de Controle Interno − SCI.
  • E. aborda a NAG 3000 que versa, especificamente, acerca de auditoria operacional.
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A obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade é o objetivo
  • A. dos testes de políticas públicas.
  • B. da auditoria operacional.
  • C. dos testes substantivos.
  • D. dos testes de observância.
  • E. dos testes de investigação e confirmação.
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