Questões Concurso TIBAGIPREV - PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TIBAGIPREV - PR

Orçamento público é um plano governamental que se renova a cada ano, envolvendo os interesses da população em geral, independentemente de classe social, além dos interesses dos setores produtivos do país, como a agricultura, a indústria e os serviços. Atualmente, o orçamento deixou de ser mero documento de caráter contábil e administrativo, para espelhar toda a vida econômica da sociedade, constituindo-se em um importante instrumento dinâmico do estado a orientar sua atuação sobre a economia.

Considerando as características do orçamento público, analise as afirmativas a seguir:


I. Funciona como um plano para ordenar e coordenar o funcionamento estatal, direcionando e dando previsibilidade às ações governamentais.

II. O particular não detém condições de tomar decisões, haja vista que o orçamento público tem um caráter sigiloso, devendo seu controle e seu acompanhamento serem feitos pelo respectivo órgão público.

III. É um instrumento hábil que produz influências na economia e na sociedade, conforme os interesses e as ações do poder público.

IV. É um mecanismo utilizado para organizar as receitas e despesas públicas, que são considerados meios para a concretização dos planos governamentais.


Assinale a alternativa com as assertivas CORRETAS:

A função afim é do tipo polinomial do primeiro grau definida como: f : R ? R tal que f(x) = ax + b ou y = ax + b, com a e b números reais e a ? 0. Em relação a esta função, classifique cada afirmação como verdadeira (V) ou falsa (F) e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência CORRETA:


( ) A representação da função, por meio de um gráfico, é uma reta.

( ) A representação da função, por meio de um gráfico, é uma parábola.

( ) Se o valor de b for zero a equação continua sendo definida de primeiro grau.

( ) O valor de b na função afim determina sua classificação em: crescente, decrescente e constante.

( ) A raiz, ou seja, o valor de x desta função é dada por x= - b/a.

A Demonstração do Resultado, também conhecida como DR, é um demonstrativo contábil cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de determinado período através da confrontação das receitas, custos e despesas de uma entidade, apuradas segundo o regime de competência. Resumidamente, tal demonstrativo evidencia as receitas e as despesas decorrentes das operações realizadas pela entidade, durante o exercício social, com o objetivo de demonstrar a composição do resultado líquido do período.

Neste contexto, em consonância com o CPC 26 (R1) - Apresentação das Demonstrações, considere as assertivas a seguir:


I.Na DR, o lucro bruto é resultado da dedução dos custos dos produtos vendidos da receita líquida de venda.

II.Na elaboração da DR, as receitas e as despesas devem ser apropriadas ao resultado do período em função de sua incorrência e da vinculação da despesa à receita, independentemente de seus reflexos nas disponibilidades.

III.O valor da receita líquida das vendas é apurado antes do valor do lucro bruto.

IV.A DR evidencia que, para a apuração do lucro bruto, deve-se fazer a subtração das despesas financeiras e a adição das receitas financeiras.


Estão CORRETAS as assertivas:

No Navegador Google Chrome, para conferir a segurança de um site, é possível observar tal informação próximo à URL da página. É de grande importância para o usuário verificar se há informações de segurança sobre o site que está acessando. O Chrome mostra um alerta quando não é possível visitar um site de forma segura ou particular. No Chrome, para conferir a segurança de um site, a página traz informativos ao usuário. Assinale abaixo a alternativa CORRETA: 

Sobre a exploração e ocupação do Estado do Paraná, analise as assertivas abaixo:


I.A primeira fase da ocupação do território paranaense ocorreu do litoral em direção ao Terceiro Planalto. Nos primeiros anos do século XVI, a região sul ficou relegada a um plano secundário na colonização portuguesa em terras brasileiras, pois os interesses da corte estavam voltados para as zonas produtoras de cana-de-açúcar.

II.Em 1640, Gabriel de Lara fundou a vila de Paranaguá e, de acordo com os registros feitos em São Paulo, de 27 de novembro de 1649, foi o primeiro a registrar a existência de ouro na cidade.

III.O início do ciclo do ouro em Minas Gerais em nada alterou a mineração na região paranaense, levando grandes levas da população ao enriquecimento e tornando a região do Paraná ao destaque nacional.

IV.O Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa, guarda um dos mais antigos documentos cartográficos referentes à Baía de Paranaguá. A confecção desses documentos remontam o ano de 1653, e nesse mapa já aparecem mapeadas as principais minas de ouro da região.

V.A aprendizagem e a experiência adquirida com a mineração por quase um século fez do Paraná uma espécie de protótipo para que se desenvolvesse a tecnologia necessária a essa atividade, e permitiu que depois ela fosse aplicada em outras regiões.


Pode-se afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis