Listagem de Questões Concurso STM
Considerando que drogas que atuam no sistema nervoso central e periférico são frequentemente utilizadas em geriatria, e que o conhecimento farmacológico é fundamental no manuseio dessas medicações, julgue os itens que se seguem.
Os benzodiazepínicos de ação prolongada são mais hipnóticos e, portanto, mais indutores do sono que os de ação curta. No entanto, devem ser evitados em idosos.
Deve ser evitado o uso de antieméticos como a metoclopramida em pacientes com doença de Parkinson, pois eles bloqueiam receptores dopaminérgicos D2 em nível central. Nesses casos, é preferível o uso de domperidona.
O citalopram é medicação muito utilizada e de boa eficácia no tratamento dos distúrbios comportamentais em demência, mas pode causar hiponatremia.
Um geriatra da rede pública de saúde acompanha, há mais de dez anos, em sua clínica privada, um colega de profissão de 85 anos de idade. O paciente está em fase avançada de demência e insuficiência renal grave.
Julgue os itens subsequentes, considerando a situação acima descrita e tomando por base os preceitos éticos da conduta médica.
O geriatra não poderá participar de perícias médicas desse paciente, salvo em caso de o paciente ter trabalhado em local distinto do seu.
Uma vez que o paciente é médico e o geriatra trabalha também em instituição pública de saúde, este poderá utilizar formulários dessa instituição para prescrever ou solicitar exames.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}