Listagem de Questões Concurso STF
Uma mulher de 35 anos de idade procurou assistência médica com queixa de cefaléia hemicraniana esquerda, intensa, pulsátil, associada a naúseas, vômitos, fotofobia. Após investigação clínico-laboratorial, ela recebeu o diagnóstico de enxaqueca.
Acerca da afecção neurológica acima descrita, julgue os itens seguintes.
O cafergot (associação entre tartarato de ergotamina e cafeína), o sumatriptano e o zolmitriptano, apesar de apresentarem modos de ação farmacológica diferentes, são recomendados para o tratamento profilático da enxaqueca.
Os betabloqueadores (propranolol, timolol ou metoprolol, por exemplo) representam atualmente a primeira escolha para o tratamento sintomático durante os ataques de enxaqueca.
Distúrbios neurológicos focais e transitórios, como alucinações visuais (faíscas, flashes luminosos, por exemplo) e afasia, podem preceder ou acompanhar os episódios de cefaléia migranosa.
Julgue os seguintes itens relativos a alguns conceitos elementares de epidemiologia clínica que norteiam certas ações e estudos da medicina preventiva.
A identificação da história natural da doença permite ao médico sanitarista prever os possíveis desfechos de certos sinais e(ou) sintomas, reconhecer se determinado sinal ou sintoma deve ou não ser tratado e detectar de maneira precoce aquelas manifestações clínicas que podem resultar em conseqüências não-desejáveis, por exemplo.
Para reduzir a prevalência de um agravo à saúde, é necessário diminuir o aparecimento de novos casos (prevenção primária) ou encurtar a duração da doença (prevenção secundária).
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}