Listagem de Questões Concurso SF
Em relação às pesquisas quantitativa e qualitativa, não se pode afirmar que:
a pesquisa quantitativa é aplicada em uma população com objetos de estudo comparáveis, fornecendo dados que podem ser generalizados.
na pesquisa quantitativa, a definição da técnica e do instrumento adequado é determinada pelas hipóteses que se quer comprovar.
na pesquisa qualitativa, buscam-se aspectos mais profundos e subjetivos, evitando-se o uso de medidas numéricas e análise estatística.
observação participante e entrevista não-diretiva são alguns instrumentos de coleta de dados da pesquisa qualitativa.
a integração entre as pesquisas quantitativa e qualitativa configura-se impossível em virtude das diferenças metodológicas de ambas.
As intenções da pesquisa e a seleção da população definem a metodologia a ser aplicada. Com relação aos métodos de pesquisa de opinião pode-se afirmar que:
nas discussões em grupo, as reuniões são conduzidas sem a presença de um moderador.
nos inquéritos de opinião, os dois elementos essenciais são a amostragem e o questionário.
na entrevista não diretiva, o entrevistador segue uma lista de perguntas.
pela observação direta, documentos expõem os fenômenos sociais.
na observação indireta, além da entrevista, podem-se usar métodos de opiniões e atitudes.
Na realização de uma Pesquisa de Opinião Pública, não são etapas essenciais:
definição do problema e levantamentos sobre o estado da questão.
estabelecimento de objetivos principais e objetivos secundários.
planejamento (amostragem, cronograma etc.) e execução do trabalho.
preparação para pesquisa posterior, dando continuidade ao tema abordado.
análise dos resultados, formulação das conclusões e redação do relatório final.
Em relação aos tipos de técnicas de coleta de dados para Pesquisa de Opinião é correto afirmar que:
na amostra probabilística, há uma seleção baseada em critérios de intencionalidade e conveniência.
na amostra não-probabilística, há um maior grau de representatividade.
o universo da pesquisa se refere ao conjunto de pessoas com características comuns e informação sobre o tema.
toda pesquisa engloba apenas parte do universo, configurando-se como de amostragem.
a definição do tamanho da amostra e os critérios para seleção são obtidos sempre de forma aleatória.
Sobre a elaboração do instrumento de pesquisa, é correto afirmar que:
o questionário se inicia com texto sobre objetivos da pesquisa, buscando cooperação do entrevistado.
o questionário estruturado possui perguntas fechadas e abertas, e o semi-estruturado, apenas fechadas.
em toda pesquisa, deve ser indicado que as respostas ao questionário não serão confidenciais e anônimas.
perguntas abertas permitem maior profundidade e impedem obtenção de respostas irrelevantes e repetidas.
perguntas fechadas facilitam na comparação entre as respostas e permitem liberdade total de resposta.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}