Questões Concurso SES-RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SES-RJ

De acordo com a Portaria de Consolidação nº 2/2017 do Ministério da Saúde, há disposições sobre a operacionalização da Política Nacional de Atenção Básica. Nesse sentido, tal Portaria determina que o financiamento federal para as ações de Atenção Básica deverá ser composto pelos recursos que estão condicionados à implantação de estratégias e programas da Atenção Básica, tais como os recursos específicos para os municípios que implantarem as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de Atenção Básica (eAB), dos Consultórios de Rua (eCR) e: 

Analise as seguintes assertivas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) De acordo com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, é direito da pessoa ter atendimento adequado, com qualidade, no tempo certo e com garantia de continuidade do tratamento. Para isso, deve ser assegurado: o registro atualizado e legível do prontuário das informações, entre elas, a quantidade de sangue recebida e dados que garantam a qualidade do sangue, como origem, sorologias efetuadas e prazo de validade. ( ) De acordo com a Lei nº 8.080/1990, é competência exclusiva da União gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros. ( ) De acordo com a Lei nº 13.146/2015, que trata do Estatuto da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será psicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará: I- os desempenhos nas funções do corpo; II- a capacidade plena de trabalho da pessoa com deficiência; III- a interação da deficiência com as exigências do mercado de trabalho para o exercício da função; IV- o direito de quinhoar igualmente aos desiguais, conforme o princípio da equidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#Questão 956501 - Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional - Enfermagem

De acordo com a Portaria de Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde, analise as seguintes assertivas:

  I. A doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta, não podendo o doador, de forma direta ou indireta, receber qualquer remuneração ou benefício em virtude da sua realização.  II. Os candidatos à doação de sangue que exerçam ocupações que ofereçam riscos para si ou para outrem, como a condução de veículos de grande porte e a operação de maquinário de alto risco, somente serão selecionados caso possam interromper tais atividades pelo período mínimo de doze horas após a doação. III. A frequência máxima admitida para doação de sangue é de seis doações anuais para os homens e quatro para as mulheres, cumprindo intervalo mínimo entre as doações de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. IV. Para a doação de sangue, a menstruação constitui contraindicação e a gestação é motivo de inaptidão temporária até 12 semanas após o parto ou abortamento, não sendo aceitas como doadoras as mulheres em período de lactação, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de seis meses.

Quais estão corretas?

#Questão 958613 - Odontologia, Traumatismos Dentários, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional - Odontologia

As complicações bucais verificadas nos pacientes oncohematológicos em terapia antineoplásica podem ser consideradas uma estomatotoxidade direta ou estomatotoxidade indireta. A estomatotoxidade ou dano direto ocorre devido a ação direta do tratamento sobre os tecidos bucais, já o dano indireto acontece em razão da modificação de outros tecidos, comprometimento do sistema imune e outros sistemas de proteção além da interferência do processo de reparo. Alguns agentes quimioterápicos específicos podem produzir neurotoxicidade. O paciente relata dor latejante, assemelhando-se a dor de origem odontogênica, como a pulpite aguda irreversível, sendo o local mais comum a região de: 

#Questão 958614 - Odontologia, Traumatismos Dentários, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional - Odontologia

Essa neoplasia compreende um grande grupo de distúrbios proliferativos com origem nos linfócitos T ou B, porém, dos mais de 20 tipos já identificados, acima de 80% têm origem nas células B. Anualmente, mais de 58.000 casos são diagnosticados nos Estados Unidos e, cerca de um terço desses indivíduos morrerão a cada ano devido a doença. A maior prevalência está em indivíduos com alguma imunodeficiência congênita, doença autoimune, AIDS e transplantados. Em sua fase inicial, apresentam usualmente múltiplos focos tumorais, exibindo linfonodos com aumento de volume, indolores, com duração de mais de duas semanas. Com o avançar da doença, pode haver a invasão dos tecidos adjacentes. Dentre os sinais e sintomas, encontram-se febre persistente sem causa evidente, perda de peso, mal-estar, sudorese, dor abdominal ou torácica e, eventualmente, tumores extranodais. Quando a neoplasia é intrabucal, pode afetar os tecidos moles orais ou os maxilares. No primeiro caso, a lesão caracteriza-se como um aumento de volume indolor, difusa, consistência esponjosa, eritematosa ou púrpura, ulcerada ou não, afetando principalmente o palato duro posterior, vestíbulo bucal ou a gengiva. Caso a lesão se desenvolva no osso, o paciente pode sentir dor leve ou desconforto, parestesia e, caso perfure a tábua cortical, haverá um aumento de volume em tecido mole. A neoplasia descrita é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis