Questões Concurso SEED-PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEED-PR

Os grupos de trabalho não são multidões desorganizadas; possuem uma estrutura que modela o comportamento de seus membros e ajuda a explicar e prever o comportamento deles, bem como o desempenho do grupo em si. Entre essas variáveis o conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em uma unidade social, denomina-se:

O diagrama representa as transformações de um sistema termodinâmico ao longo de um ciclo; observe: 
Imagem associada para resolução da questão

Sabendo-se que o sistema realiza 60 ciclos por segundo, é correto afirmar que:

#Questão 1019772 - Física, Eletricidade, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Física

O circuito elétrico foi construído de modo que a corrente elétrica que percorre o resistor R1 tenha intensidade igual a 2 A (2 ampères); observe: 
Imagem associada para resolução da questão

Qual é a intensidade da corrente elétrica que passa pelo amperímetro A?

Os jogos tradicionais infantis fazem parte da cultura popular, expressam a produção espiritual de um povo em determinada época histórica, são transmitidos pela oralidade e sempre estão em transformação, incorporando as criações anônimas de geração para geração. Ligados ao folclore, possuem as características de anonimato, tradicionalidade, transmissão oral, conservação e mudança. As brincadeiras tradicionais possuem, enquanto manifestações da cultura popular, a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver a convivência social. É nesse sentido que o jogo, seja ele qual for, deve ser pensado enquanto conteúdo curricular. Outrossim, o professor deve ser conhecedor dos jogos e brincadeiras da região em que exercerá sua prática docente. Assim sendo, assinale as brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário local e regional do Estado do Paraná, de acordo com o seu referencial curricular. 

O mito conta uma história sagrada; quer dizer, um acontecimento primordial que teve lugar no começo do tempo, ab initio (desde o início). Mas contar uma história sagrada equivale a revelar um mistério, porque as personagens do mito não são seres humanos: são deuses ou heróis civilizadores; e, por esta razão, a sua gesta (ação memorável) constitui mistérios: o homem não poderia conhecê-los se lhos não revelassem. O mito é, pois, a história do que se passou in illo tempore (naquele tempo), a narração daquilo que os deuses ou os seres divinos fizeram no começo do tempo. “Dizer” um mito é proclamar o que se passou ab origine (desde a origem). Uma vez “dito”, quer dizer, revelado, o mito torna-se verdade apodítica: funda a verdade absoluta. “É assim, porque foi dito que é assim”, declaram os Eskimonetsilik (tribo de esquimós), a fim de justificarem a validade da sua história sagrada e de suas tradições religiosas. (ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Lisboa: Livros do Brasil, s.d. p. 107-8.)

Durante um longo período da história grega, a mitologia constituiu a fonte exclusiva das explicações para a existência do homem e para a organização do mundo. A transição gradativa do domínio do “mito” pelo “logos” foi crucial no desenvolvimento do pensamento, especificamente para o surgimento da filosofia. Considerando “mito” e “logos”, na Grécia antiga, assinale a afirmativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis