Questões Concurso SEE/SP

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O uso inteligente da calculadora em sala de aula constitui recurso didático importante. Em uma atividade de classe um professor pediu que seus alunos obtivessem o resto da divisão de 234983762 por 929827 com o auxílio de uma calculadora simples. Um aluno resolveu o problema da seguinte forma:

Etapa 1: dividiu 234983762 por 929827 na calculadora.

Etapa 2: separou a parte inteira do resultado e multiplicou ela por 929827.

Etapa 3: subtraiu o resultado da etapa 2 de 234983762.

De acordo com o aluno, o resultado na etapa 3 é o valor procurado.

Com relação ao procedimento adotado pelo aluno, é correto afirmar que está

A professora de uma sala de aula de 8o ano resolveu fazer um levantamento das alturas de seus 35 alunos para compará-las com sua média aritmética. Percebeu que todos os números encontrados pertencem ao conjunto dos números

Apesar de ser um dos mais famosos matemáticos Bhaskara, que viveu no séc. XII, não contribuiu diretamente na elaboração da fórmula que leva seu nome. Na história da Matemática podemos encontrar egípcios, babilônios, gregos, outros hindus e chineses. Entre eles podemos destacar, Euclides, Diophanto, Al-Khowârizmî, Zhu Shijie (também chamado Chu Shih-Chieh).

No século XIX o método foi redescoberto por Willian George Horner e Theophilus Holdred e, um pouco antes por Paolo Ruffini. O que ficou conhecido como método de Horner, já tinha sido antecipado por Isaac Newton em 1669. No século XVI, François Viéte utilizou-se de simbolismo para representar esse processo.

A contribuição atribuída a Bhaskara serve para

Ao discutir um conteúdo matemático com seus alunos, o professor propôs o seguinte problema:

Ana e Bruno, juntos, têm mais do que 3 litros de tinta branca. A diferença entre o triplo da quantidade de tinta de Bruno e o dobro da quantidade de tinta de Ana, nessa ordem, é maior que meio litro. Apresente uma representação geométrica das soluções dos pares ordenados (A,B) que indiquem todas as possibilidades da quantidade A de tinta branca de Ana, em litros, e da quantidade B de tinta branca de Bruno, em litros.

Para que a questão proposta possa ser resolvida com máximo rigor matemático, os alunos terão que trabalhar com

Para que se desperte, nos alunos, interesse sobre o estudo mais detalhado da proporcionalidade, o professor poderá propor, por exemplo, a

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