Questões Concurso Secretaria Estadual de Saúde - RN (SESAP/RN)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria Estadual de Saúde - RN (SESAP/RN)

A cultura de segurança do paciente (CSP) é considerada um importante componente estrutural dos serviços, favorecendo a diminuição de incidentes de segurança. No âmbito da saúde, a CSP foi definida pela Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) como o produto de valores, atitudes, percepções, competências e padrões de comportamento de grupos e de indivíduos. Isso determina o compromisso, o estilo e a proficiência no manejo de segurança em saúde de uma organização. Levando-se em conta esses aspectos, analise as afirmativas abaixo.

I Um dos pilares do processo de gestão de riscos é procurar desencorajar o relato e a investigação de eventos como ferramenta de qualidade na assistência.

II A gestão de risco, quando implementada de forma eficaz, apresenta-se como uma estratégia capaz de diminuir o risco de dano desnecessário ao paciente e aumentando sua segurança.

III A gestão de risco não está atrelada à identificação de não conformidades no âmbito dos processos de segurança.

IV Avaliar a cultura de segurança é importante para medir as condições organizacionais que levam a possíveis danos ao paciente nos serviços de saúde.

As estratégias corretas relacionadas à cultura de segurança do paciente estão presentes nos itens

No laboratório clínico, o tipo de material e a técnica de coleta da amostra biológica podem variar conforme o tipo de exame a ser realizado e de acordo com a situação clínica do paciente. Muitos exames exigem uma técnica própria para coleta do material fora do laboratório, ou mesmo o preparo prévio do paciente. No setor da parasitologia, o exame seriado das fezes, com o uso do MIF (mertiolate, iodo e formol), é geralmente escolhido porque

O plasma corresponde a uma fração do sangue e, dessa forma, não é possível a sua coleta sem que uma amostra do sangue total também seja obtida. Assim, são necessárias técnicas específicas para separar o plasma e algumas precauções para mantê-lo em perfeitas condições de análise. Nesse contexto, avalie as afirmações abaixo.

I O EDTA (etilenodiamino tetracético) é usado para a dosagem de glicose porque, além de impedir a coagulação sanguínea, também impede a ação da hexoquinase.

 II Nos tubos sem anticoagulantes usados para os exames de bioquímica, o gel separador presente no interior do tubo já representa um estímulo à formação do coágulo.

III A heparina deve ser usada para exames de coagulação sanguínea, como o TTP, porque, além de agir como anticoagulante do sangue, mantém o pH sanguíneo estável.

 IV Para dosagem de hemoglobina glicada e lactato, deve-se dar preferência ao fluoreto de sódio, presente nos tubos com tampa cinza.

Sobre a obtenção do plasma sanguíneo humano, estão corretas as afirmações

A hemostasia é o conjunto de mecanismos por meio do qual o sangue se mantém sob a forma fluida dentro do sistema vascular, e tem como uma de suas funções a contenção do processo hemorrágico. Vários exames laboratoriais são usados para caracterizar os mecanismos hemostásicos. O exame que mede o tempo de coagulação do plasma na presença de cefalina (que substitui os fosfolipídeos da membrana plaquetária) e de um ativador da fase de contato da coagulação (caulim, sílica ou ácido elágico) é conhecido como

Um técnico de bioanálises utilizou a técnica de Fônio para contagem de plaquetas de um paciente. Para isto, ele fez a contagem de eritrócitos em uma câmara de Neubauer e contou 5.000.000 hemácias por mm3 de sangue. Após essa contagem, ele fez um esfregaço sanguíneo em lâmina e contou, em 5 campos, aproximadamente 1.000 hemácias e 57 plaquetas ao todo. Usando o método indireto da contagem de plaquetas, conclui-se que, nesse caso, o paciente tem

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis