O plasma corresponde a uma fração do sangue e, dessa form...

O plasma corresponde a uma fração do sangue e, dessa forma, não é possível a sua coleta sem que uma amostra do sangue total também seja obtida. Assim, são necessárias técnicas específicas para separar o plasma e algumas precauções para mantê-lo em perfeitas condições de análise. Nesse contexto, avalie as afirmações abaixo.

I O EDTA (etilenodiamino tetracético) é usado para a dosagem de glicose porque, além de impedir a coagulação sanguínea, também impede a ação da hexoquinase.

 II Nos tubos sem anticoagulantes usados para os exames de bioquímica, o gel separador presente no interior do tubo já representa um estímulo à formação do coágulo.

III A heparina deve ser usada para exames de coagulação sanguínea, como o TTP, porque, além de agir como anticoagulante do sangue, mantém o pH sanguíneo estável.

 IV Para dosagem de hemoglobina glicada e lactato, deve-se dar preferência ao fluoreto de sódio, presente nos tubos com tampa cinza.

Sobre a obtenção do plasma sanguíneo humano, estão corretas as afirmações

  • A. III e IV.
  • B. I e III.
  • C. I e II.
  • D. II e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Direito Administrativo

É correto afirmar que o poder de polícia, conferindo a possibilidade de o Estado limitar o exercício da liberdade ou das faculdades de proprietário, em prol do interesse público,

Resolva a questão aqui ›


Acerca de toxicologia forense, julgue os itens subsecutivos.

Na necropsia dos envenenados, acondicionar em formol as amostras coletadas para pesquisa é procedimento adequado para a conservação do material.

Resolva a questão aqui ›


O sistema de distribuição de vapor é o mais importante elo entre o produtor (caldeira) e o consumidor de vapor. O investimento feito na produção e utilização eficiente de vapor poderá ser desperdiçado se o sistema de distribuição não fizer que o vapor atinja seu objetivo a uma dada pressão, livre de ar seco, e em quantidade suficiente. Acerca dos sistemas de distribuição de vapor, julgue os itens a seguir.

Sempre que possível, as tubulações das instalações de vapor devem ser inclinadas no sentido ascendente em pelo menos 0,5%, facilitando a retirada do condensado.

Resolva a questão aqui ›