Questões Concurso Secretaria da Cultura - CE (SECULT/CE)

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Listagem de Questões Concurso Secretaria da Cultura - CE (SECULT/CE)

Vários materiais, a exemplo da madeira, da cerâmica, do aço e do concreto, são utilizados nos mais diversos sistemas construtivos tradicionais e contemporâneos, tais como construções em madeira, alvenaria convencional, alvenaria estrutural, pré-moldados de concreto, paredes de concreto moldadas in loco, drywall, wood framing, steel framing, e com os mais variados arranjos estruturais (vigas, treliças, pórticos, cascas, placas, etc.). Geralmente, para cada sistema construtivo existem normativos específicos que devem ser de conhecimento obrigatório do engenheiro. Dessa forma, assinale a opção cujo código está corretamente relacionado com o título do normativo que regulamenta o uso do sistema construtivo ou de seus componentes.

No que diz respeito ao tema acessibilidade a edificações e espaços públicos e mobilidade urbana, considerando que a Norma ABNT NBR 9050:2015 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos não é uma norma de acessibilidade específica para a parcela da população idosa, assinale a opção que corresponde a um documento normativo que pode ser considerado uma tentativa de suprir deficiências da NBR 9050 em relação à população idosa.

No desenvolvimento das atividades de fiscalização e análise de projetos há relativa correlação entre ações de fiscalização e auditoria quando se consideram as necessidades de verificação de itens básicos que devem constar em documentos como projeto básico, projeto executivo e projeto “as built”. O projeto básico pode ser entendido como o conjunto de elementos que define a obra, o serviço ou o complexo de obras e serviços que compõem o empreendimento, de tal modo que suas características básicas e desempenho almejado estejam perfeitamente definidos, possibilitando a estimativa de seu custo e prazo de execução. O conteúdo técnico do projeto básico deve ser composto por desenho, memorial descritivo, especificação técnica e orçamento (planilha de custos e serviços, composição de custo unitário de serviço, cronograma físico-financeiro). De forma complementar, o conteúdo do projeto básico apresenta elementos técnicos específicos por tipologia de obras de engenharia mais usuais. Sem esgotar ou limitar eventuais exigências dos vários órgãos que fiscalizam o projeto básico, assinale a opção que apresenta o conjunto completo e correto, formado por especialidade e seus respectivos elementos e conteúdos que devem constar no respectivo projeto básico das disciplinas (Especialidade), segundo a ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT - IBR 001/2006 do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas – IBRAOP.

Considerando que existem diferenças importantes entre gerenciamento e gestão de projetos, entende-se que as ações de gerência são desenvolvidas no tratamento de setores ou departamentos específicos de organizações que lidem com projetos. Nesse caso, pode-se considerar que a função do gerente de projetos é exercer funções bem delimitadas, relacionadas ao seu campo de atuação ou departamento. Nesse cenário, a gestão de projetos é entendida como uma especialização do gerenciamento, isto é, o gestor de projetos deve exercer funções mais criativas e que requerem maiores habilidades na gestão dos riscos, das pessoas, dos recursos, dos prazos e, sobretudo, da governança, aplicando ferramentas modernas de participação, estímulo à responsabilidade e autonomia dos envolvidos no projeto com o foco gerencial e processo administrativo. Diante disso, é necessário que, no mínimo, os profissionais de engenharia e arquitetura tenham conhecimento da existência dos normativos a respeito do tema de gestão. Dessa forma, assinale a opção que corresponde à Norma da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – que tem por objetivo descrever o contexto em que a governança de projetos, programas e portfólios é conduzida e fornecer orientação sobre a governança de projetos, programas e portfólios, além de poder ser usada para avaliação, garantia ou verificação da função da governança de projetos, programas ou portfólios.

Considerando que os princípios norteadores do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL – estão de acordo com fatores quantitativos e qualitativos identificados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO – como necessários para a formação de uma nação leitora, identifique os fatores a seguir, colocando nos parênteses (1) para os fatores quantitativos e (2) para os qualitativos.

( ) O livro deve ocupar destaque no imaginário nacional, sendo dotado de forte poder simbólico e valorizado por amplas faixas da população.

( ) O preço do livro deve ser acessível a grandes contingentes de potenciais leitores (Brasil, 2010: 31).

( ) Devem existir famílias leitoras, cujos integrantes se interessem vivamente pelos livros e compartilhem práticas de leitura, de modo que as velhas e novas gerações se influenciem mutuamente e construam representações afetivas em torno da leitura.

( ) Deve ser garantido o acesso ao livro, com a disponibilidade de um número suficiente de bibliotecas e livrarias, entre outros aspectos.

( ) Deve haver escolas que saibam formar leitores, valendo-se de mediadores bem formados (professores, bibliotecários, mediadores de leitura) e de múltiplas estratégias e recursos para alcançar essa finalidade.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

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