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Listagem de Questões Concurso SEAD-AP

#Questão 1020772 - História, , FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - História

A “política dos governadores” foi um arranjo estabelecido entre o presidente Campos Sales (1898-1902) e os governadores e presidentes estaduais.
A respeito dos objetivos da política dos governadores, analise as afirmativas a seguir.
I. Superar a crise política que caracterizou os primeiros governos da República, com base no comprometimento presidencial de não intervir em conflitos regionais, em troca da garantia do pleno controle do Executivo sobre o Congresso. II. Minimizar a influência das oposições ao Governo federal, em troca da aliança entre este e as elites dominantes nos estados, estabelecendo um novo equilíbrio entre os poderes estadual e central. III. Estabelecer um pacto federativo que possibilitasse superar a ordem oligárquica e patrimonialista, herança do Segundo Reinado, e inserir o Brasil na ordem política e econômica internacional.
Está correto o que se afirma em

#Questão 1020765 - Inglês, Interpretação de texto | Reading comprehension, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Língua Inglesa

Critical Literacy

    Critical literacies are not new among scholars and researchers in literacy education. However, due to different theoretical bases, there is no unique definition of “critical literacy”. In their broadest sense, critical literacies refer to the ability to read texts going beyond their superficial meaning. That is, it implies approaching texts in a reflective way to understand working ideologies such as power, inequality, and injustice. In the realm of critical literacy, text is understood as a “vehicle through which individuals communicate with one another using the codes and conventions of society” (Robinson & Robinson, 2003, p. 3). Texts, in this sense, can be either songs, novels, poems, conversations, pictures, movies, and so on. […]

    Hence, the critical literacies approach is generally contrasted with functional literacy. The former views literacy as a social practice, while the latter views literacy as the mastery of linguistic skills. In addition, Manning (1999) developed a framework to distinguish critical literacies from functional literacy by establishing the difference between their respective ideology purpose, literacy curriculum, and instruction. On the one hand, the main objective of functional literacy is to produce skilled workers for the marketplace. Consequently, the curriculum is restrictive and the instruction is individualistic and competitive. On the other hand, for critical literacies, texts are not neutral but marked by power messages, dominating interests, and hidden agendas. In order to deconstruct these texts and unveil their ideological messages and power relationships, the curriculum is to employ materials from the everyday world as text and analytic tools.

    Critical scholars have overtly supported the idea that there is not a single procedure for incorporating critical literacies into the classroom, given that the particularities of the context where the foreign language is taught differ from one another. Thus, an approach to critical literacies “needs to be continually redefined in practice” (Comber, 2001, p. 274).


Adapted from: Jiménez, M.C. G. and Gutiérrez, C.P. “Engaging English as a Foreign Language Students in Critical Literacy Practices: The Case of a Teacher at a Private University” available at http://www.scielo.org.co/scielo.php?script= sci_arttext&pid=S1657-07902019000100091&lng=en&nrm=iso


Based on the text, mark the statements below as true (T) or false (F):
( ) The concept of critical literacy lacks precise definition.
( ) Functional and critical literacies have similar aims.
( ) Classroom practices based on critical literacy vary.
The statements are, respectively: 

#Questão 1020774 - História, , FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - História

No 7 de setembro de 1822, nas margens do Ipiranga, nos arredores de São Paulo, quando Dom Pedro, herdeiro do trono português, gritou “independência ou morte”, estava exagerando. A questão, em 1822, não era certamente a “morte” e, apenas indiretamente, a “independência”.
Kenneth Maxwell apud Viagem Incompleta: a experiência brasileira. SP: Ed. SENAC, 2000, p. 186.
Considerando a situação interna e externa do Brasil em 1822, pode-se dizer que a questão era indiretamente a independência, pois

#Questão 1020773 - História, , FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - História

Escritura de alforria e liberdade que dá Dona Joana Maria de Jesus à sua escrava mulata Rita
Saibam quantos este público instrumento de Alforria e Liberdade virem que, sendo no ano de Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e noventa e um, nesta Vila de Curitiba, em casas de moradas do Capitão José de Andrada e de sua mulher Dona Joana Maria de Jesus, onde eu Tabelião fui chamado. Pela outorgante Dona Joana Maria de Jesus me foi dito, em presença das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas, que eles, entre outros bens que possuíam, era uma mulata cativa por nome Rita, casada com um seu escravo por nome Antônio, de cujo matrimônio tem a dita mulata tido vários filhos. Por este motivo e por ela ter servido com muito amor e prontidão, eu a forrava, e como tal o fazia de hoje por diante, com obrigação somente de que os filhos que a dita mulata tiver de hoje em diante serão estes cativos, os quais ela outorgante por esta faz doação deles à sua neta Iara, filha do Alferes Antônio Xavier Pereira, a quem pertencerá e permanecerá enquanto a vida dela outorgante, e os mais que tiver dali por diante serão forros e libertos, assim como é a dita sua mãe Rita, de hoje para sempre, pois a forrava de sua muito livre vontade.
Adaptado de Arquivo do Primeiro Tabelionato de Notas de Curitiba, Livro de Notas nº 24, fl. 03 (alf. nº 6).
Com base na análise do documento e em seus conhecimentos sobre o sistema escravista brasileiro, é correto afirmar que o documento

#Questão 1020775 - História, , FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - História

Em 2014, a China ultrapassou os EUA e passou a assumir o posto de maior economia do mundo, representando 16,6% do PIB mundial. Esse crescimento é o fruto de mudanças estruturais implementadas desde a segunda metade do século XX.
A respeito do crescimento chinês, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma de suas etapas. 

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