Questões Concurso RFB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso RFB

#Questão 427776 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, ESAF, 2005, RFB, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF

Assinale a opção que constituiria, de maneira coerente com a argumentação e gramaticalmente correta, uma possível resposta para a pergunta final do texto.

#Questão 427779 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, ESAF, 2005, RFB, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF

Mas os problemas do mundo dos nossos netos e bisnetos serão diferentes. Eles viverão no meio de um crescimento perigosamente desequilibrado entre os povos. Sim, porque dois terços dos moradores do planeta – cerca de dois bilhões de habitantes – terão de ser alimentados e educados em nações pobres e sem recursos.

 (Antônio Ermírio de Moraes, O planeta e o desafi o do futuro. Jornal do Brasil, 20 de março de 2005, com adaptações)

Assinale a opção que constitui uma paráfrase coerente e gramaticalmente correta para o trecho acima.

#Questão 427786 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, ESAF, 2005, RFB, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF

Leia o texto para responder à questão 01.

Assinale a opção que apresenta coerência com as idéias do texto e correção gramatical.

#Questão 427781 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, ESAF, 2005, RFB, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF

Os problemas políticos contemporâneos são extremamente inquietantes e complexos e exigem intensos esforços para sua compreensão. Parece-me que pode haver um caminho promissor na perspectiva que busca problematizar não os valores da modernidade mas a lógica das fundações através da qual esses valores foram apresentados com o caráter de verdade que legitimou projetos de dominação em seu interior. Ao invés de rejeitar a modernidade, esse pensamento crítico investe em seu caráter reflexivo, visando ampliar os ideais libertários e emancipatórios do projeto iluminista.

(Sylvia G. Garcia, Antropologia, modernidade, identidade. In: Tempo Social, vol. 5, no. 1 – 2, com adaptações)

De acordo com o desenvolvimento das idéias do texto, a autora sugere que

#Questão 427783 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, ESAF, 2005, RFB, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF

Leia o fragmento de texto abaixo para responder às questões 05 e 06.

Julgue como falsos (F) ou verdadeiros (V) os seguintes itens a respeito das estruturas lingüísticas do texto.

 ( ) Preservam-se as relações semânticas e a correção gramatical do texto ao deslocar "pós-estruturalista" (l.1) para depois de " teoria da comunicação" (l.1 e 2).

( ) Preserva-se a correção gramatical e a coerência, mas alteram-se as relações semânticas do texto ao substituir "o que" (l.3) por a que.

( ) "Esse sujeito familiar" (l.10) corresponde ao "indivíduo racional e autônomo" (l.9 e10).

( ) Preservam-se as relações semânticas e a correção gramatical do texto ao substituir "como" (l.13) pela preposição por.

( ) O desenvolvimento da textualidade mostra que, na linha 15, se o termo "desafios" fosse substituído por o desafio, a flexão de plural em "que se tornam" deveria ser substituída pela flexão de singular.

 A seqüência obtida é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis