Questões Concurso Prefeitura de Sapé - PB

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Sapé - PB

#Questão 883036 - História, História Geral, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - História (Zona Urbana)

“Uma coisa é o fato acontecido. Outra coisa é o fato escrito. O acontecido tem que ser melhorado no escrito de forma melhor para que o povo creia no acontecido.” Esta citação extraída do filme Narradores de Javé (2003) e enunciada pelo personagem Antônio Biá remete às seguintes possibilidades para o trabalho dos(as) historiadores(as):
I- A História deve ser narrada como de fato aconteceu com a objetividade e a neutralidade obrigatórias para a produção da ciência histórica. II- Os(as) Historiadores(as) devem intervir no texto histórico obrigatoriamente, conforme o pensamento do grupo dos Annales quando defende a produção de histórias subjetivas. III- É preciso melhorar o evento no texto escrito para divulgar os ideais de uma Escola sem Partido e da única verdade oficial da história.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

#Questão 883039 - História, História Geral, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - História (Zona Urbana)

De acordo com a perspectiva Marxista, na antiguidade, o modo de produção foi denominado de asiático. Assinale a alternativa CORRETA sobre as relações sociais de produção no Egito Antigo.

#Questão 883037 - História, História Geral, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - História (Zona Urbana)

“Em qualquer sociedade, o corpo está preso no interior de poderes muito apertados, que lhe impõem limitações, proibições ou obrigações. (...) Não se trata de cuidar do corpo, em massa, grosso modo, como se fosse uma unidade indissociável mas de trabalhá-lo detalhadamente; de exercer sobre ele uma coerção sem folga, de mantê-lo ao nível mesmo da mecânica - movimentos, gestos, atitude, rapidez. (...) Esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade. (FOUCAULT, 1987, p. 126).
O texto acima possibilita algumas reflexões sobre o pensamento de Michel Foucault:
I- As relações de poder e o conceito de disciplina são aspectos da análise de Michel Foucault que enriqueceram o conhecimento histórico ao destacar o poder como algo que ultrapassa o governo e se encontra em todas as relações humanas. II- O conceito de disciplina pode ser utilizado apenas nos estudos sobre a história das prisões e se trata de um tipo específico de poder que age apenas sobre os corpos dos presos. III- Os escritos de Foucault estão voltados ao conceito de disciplina como um tipo de poder que assujeita os corpos e fez parte dos seus estudos sobre a história das prisões, da medicina e da sexualidade.
É CORRETO o que se apresenta em:

#Questão 883041 - História, História do Brasil, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - História (Zona Urbana)

Sobre O Ato Institucional de número 5 (AI-5) de 1968:
I- Transformou definitivamente o Brasil na nação da Ordem e do Progresso e será reimplantando em breve para assegurar a felicidade da Nação. II- Extinguiu o direito de habeas corpus no Brasil. III- Demonstrou em 1968 a face mais cruel e violenta da ditadura civil militar implantada em 1964 no Brasil.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

Na Síndrome Coronariana Aguda (SCA), ocorre um desequilíbrio entre oferta e consumo de oxigênio e de nutrientes nas células miocárdicas. Em relação ao tratamento anti-isquêmico da SCA, é INADEQUADA a seguinte afirmação:

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