Questões Concurso Prefeitura de São Luís - MA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de São Luís - MA

Uma criança de três anos de idade apresenta tosse persistente há 1 mês, febre baixa, perda de peso e dor nas costas. No exame físico, percebe-se pequena gibosidade no dorso. O esquema vacinal está completo e não há antecedentes epidemiológicos para doenças infecciosas. Segundo relato da mãe, no período mencionado, foram feitos dois ciclos de antibioticoterapia para pneumonia. Uma radiografia do tórax mostra adenomegalia mediastinal e parailar direita e condensação de lobo inferior direito. Na coluna vertebral, observam-se imagens de lise óssea em vértebras toracolombares, com redução dos espaços intervertebrais. Teste de PPD mostra resultado igual a 12 mm.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O resultado do teste de PPD foi provocado pela vacinação com o BCG.

Com relação à síndrome HELLP e à morte encefálica, julgue os itens subseqüentes.

O intervalo mínimo entre as avaliações clínicas para determinar morte encefálica, em pacientes com mais de 2 anos de idade, é de seis horas.

Julgue os próximos itens, relacionados a distúrbios metabólicos e insuficiência renal.

O distúrbio hidreletrolítico mais comum após a ressuscitação volêmica é a hipocalemia.

Em cada um dos próximos itens é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada, acerca de diagnósticos e indicações médicas relativos à pediatria.

Uma criança teve diagnóstico de trissomia do 21 confirmado por cariótipo. Nessa situação clínica, a cardiopatia congênita mais freqüentemente associada a esse diagnóstico é o defeito do septo atrioventricular total.

Em cada um dos próximos itens é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada, acerca de diagnósticos e indicações médicas relativos à pediatria.

Um lactente com 3 meses de idade foi levado a consulta com o pediatra porque sua mãe vem percebendo movimentos de flexão dos membros e da cabeça, em salvas, várias vezes ao dia. No cartão da criança, está relatado que, ela, ao nascer apresentava boletim de Apgar de 2 e 4, e que foi reanimada na sala de parto, tendo ficado 10 dias em unidade de cuidados intensivos neonatais. A mãe informou que a criança não se desenvolvia como seus outros filhos. Nessa situação clínica, um eletroencefalograma mostrando hipsiarritmia confirma o diagnóstico de espasmos infantis ou síndrome de West.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis