Questões Concurso Prefeitura de Passo de Torres - SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Passo de Torres - SC

    Ao ensinar computação, a BNCC orienta que os professores considerem três eixos principais. Qual alternativa apresenta esses eixos?

    A Meta 5 do Plano Nacional de Educação é: Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental. Para tanto o referido documento apresenta estratégias, entre elas:


Marque a alternativa INCORRETA: 

    A BNCC e os currículos se identificam na comunhão de princípios e valores, reconhecem que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos. Essas decisões, que resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade, referem-se, entre outras ações, a: Coloque V para verdadeiro e F para falso:



( ) Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas. 


( ) Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens.


( ) Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.


( ) Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino.



Marque a sequência CORRETA:

#Questão 1125415 - Pedagogia, Educação Infantil, PS Concursos, 2025, Prefeitura de Passo de Torres - SC, Professor de Educação Infantil/Ensino Fundamental

    De acordo com o Referencial Curricular Nacional para educação Infantil, para as crianças de zero a três anos a instituição deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de: 

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:



I. Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.


II. Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.


III. Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.


IV. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.


V. Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.



Marque a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis