Questões Concurso Prefeitura de Passo de Torres - SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Passo de Torres - SC

De acordo com o PCN Geografia, espera-se que ao final do terceiro ciclo os alunos sejam capazes de:


Marque a alternativa INCORRETA:

    Analise as assertivas em relação ao que o PCN Geografia traz sobre os critérios de avaliação e seleção de conteúdos:



I. O critério para seleção fundamenta-se na importância social e formação intelectual do aluno.


II. A organização proposta ocorre por meio de eixos temáticos que reúnem temas e itens.


III. Cada eixo temático guarda em si uma multiplicidade de temas que permitirão ao professor ampla reflexão sobre os diferentes enfoques que poderão ser feitos pela Geografia na busca da explicação e compreensão dos lugares do mundo.


IV. Esses eixos temáticos, temas e itens formam uma totalidade que nasce de uma visão de Geografia fundamentada no princípio de sua unidade, em que Geografia física e humana interagem reciprocamente.



Marque a alternativa CORRETA: 

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta a elaboração dos currículos de Ciências, definindo as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos ao longo do Ensino Fundamental. A unidade temática Terra e Universo aborda o estudo da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes, seus movimentos, características e interações. Analise as afirmativas abaixo sobre a unidade temática Terra e Universo:



I. Busca-se a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes, suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles.


II. Ampliam-se experiências de observação do céu, do planeta Terra, particularmente das zonas habitadas pelo ser humano e demais seres vivos, bem como de observação dos principais fenômenos celestes.


III. Ao salientar que a construção dos conhecimentos sobre a Terra e o céu se deu de uma única forma em uma determinada cultura, explora-se a riqueza envolvida nesses conhecimentos.  


IV. Nos anos finais, há uma ênfase no estudo de solo, ciclos biogeoquímicos, esferas terrestres e interior do planeta, clima e seus efeitos sobre a vida na Terra, no intuito de que os estudantes possam desenvolver uma visão mais sistêmica do planeta com base em princípios de sustentabilidade socioambiental.



Marque a alternativa CORRETA:

    Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a uma das dez competências gerais da BNCC, ou seja, não representa uma habilidade fundamental a ser desenvolvida pelos estudantes ao longo da Educação Básica?

    O código "EF08CO09" é um exemplo da estrutura utilizada para identificar as habilidades no complemento da BNCC para a área de Computação. Sendo assim, relacione as colunas abaixo:


Coluna 1:


1. EF


2. 08


3. CO


4. 09


Coluna 2:


( ) Indica o ano (01 a 09) a que se refere à habilidade, ou, no caso de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, o bloco de anos.


( ) Indica o componente curricular


( ) Indica a posição da habilidade na numeração sequencial do ano ou do bloco de anos.


( ) Indica a etapa de Ensino.


Marque a sequência CORRETA:  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis