Questões Concurso Prefeitura de Nazarezinho - PB

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De acordo com a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394), a educação básica tem por finalidades o desenvolvimento integral do indivíduo, sua formação para a cidadania e para progredir no mercado de trabalho e em estudos posteriores. A referida Lei também dispõe sobre as finalidades pertinentes a cada etapa da Educação Básica. Sabendo disso, marque a alternativa que apresenta uma finalidade específica do Ensino Fundamental.

Para Zabala (2014, p. 17), “um dos principais objetivos de qualquer bom profissional da educação é tornar-se cada vez mais competente em seu ofício”. O autor ressalta que esta melhoria profissional geralmente é alcançada por meio do conhecimento e da experiência: o conhecimento das variáveis que influenciam a prática educativa e a experiência necessária para dominá-las.
Fonte: ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico]. Tradução de Ermani F. da F. Rosa. Revisão técnica de Nalú Farenza. Porto Alegre: Penso, 2014.
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo à luz dos conhecimentos apresentados pelo autor citado anteriormente sobre as unidades de análise da prática educativa.
I- As sequências didáticas são consideradas a unidade preferencial para a análise da prática educativa, permitindo seu estudo e avaliação sob uma perspectiva processual, em que o planejamento, a aplicação e a avaliação dos processos educativos estejam intimamente relacionados.
II- As variáveis que são utilizadas para análise da prática educativa incluem: as atividades utilizadas para a realização de determinados objetivos educacionais; o papel dos professores e dos alunos; a organização social da aula; a utilização dos espaços e do tempo; a maneira de organizar os conteúdos; a existência, as características e o uso dos materiais curriculares; o sentido e o papel da avaliação.
III- As atividades concentram a maioria das variáveis educativas presentes em sala de aula e, por isso, possuem valor em si mesmas. Isto significa que a simples presença de uma atividade, ou de outra, determina as características do ensino, independentemente da forma como elas são organizadas e articuladas em sequências ordenadas.

É CORRETO o que se afirma em:

Leia o Texto VI para responder à questão.

Texto VI

Boa Sorte

É só isso
Não tem mais jeito
Acabou
Boa sorte
Não tenho o que dizer
São só palavras
E o que eu sinto
Não mudará
Tudo o que quer me dar
É demais
É pesado
Não há paz
Tudo o que quer de mim
Irreais
Expectativas
Desleais
[...]
Mesmo se segure
Quero que se cure
Dessa pessoa
Que o aconselha
Há um desencontro
Veja por esse ponto
Há tantas pessoas especiais
[...]

MATTA, Vanessa da. Boa sorte. Disponível em: https://www.letras.mus.br/vanessa-da-mata/978899/. Acesso em: 20 set. 2024 (Adaptado).
Observe o trecho: “É só isso/Não tem mais jeito/Acabou/Boa sorte”. Ele é marcado pela:

Libâneo (2017) discorre sobre as finalidades e as características do planejamento escolar, afirmando que há planos em pelo menos três níveis: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula. Nesse sentido, pontua que, para que os planos sejam efetivamente instrumentos de ação, é necessário que possuam determinadas características.
Fonte: LIBÂNEO, J. C. Didática [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2017.
Sobre as características dos planos pedagógicos apontadas pelo referido autor, analise as afirmativas abaixo.
I- Os planos devem seguir uma ordem sequencial, progressiva. Isto significa que, para alcançar os objetivos propostos, é necessário cumprir diversas etapas, de forma que a ação docente respeite uma sequência lógica, a qual não deve ser alterada posteriormente.
II- Os planos devem apresentar coerência entre os objetivos gerais, os objetivos específicos, os conteúdos, os métodos e a avaliação. A coerência, nesse sentido, refere-se à relação necessária entre as ideias e a prática, bem como à conexão lógica entre os diferentes componentes dos planos.
III- Os planos devem apresentar objetividade. Nesse contexto, a objetividade refere-se à adequação dos planos elaborados no âmbito da escola aos planos e programas oficiais de instrução em nível nacional, independentemente das peculiaridades regionais e especificidade de cada escola.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Leia o Texto VI para responder à questão.

Texto VI

Boa Sorte

É só isso
Não tem mais jeito
Acabou
Boa sorte
Não tenho o que dizer
São só palavras
E o que eu sinto
Não mudará
Tudo o que quer me dar
É demais
É pesado
Não há paz
Tudo o que quer de mim
Irreais
Expectativas
Desleais
[...]
Mesmo se segure
Quero que se cure
Dessa pessoa
Que o aconselha
Há um desencontro
Veja por esse ponto
Há tantas pessoas especiais
[...]

MATTA, Vanessa da. Boa sorte. Disponível em: https://www.letras.mus.br/vanessa-da-mata/978899/. Acesso em: 20 set. 2024 (Adaptado).
Leia atentamente o seguinte trecho: “Tudo o que quer me dar/É demais/É pesado/Não há paz”. Uma possível leitura que se faz é que há um relacionamento em que as pessoas não conseguem se entender. Esta leitura é confirmada pelo trecho:

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