Questões Concurso Prefeitura de Manaus - AM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Manaus - AM

Sobre a terapia nutricional parenteral no RN pré termo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( )  quanto menor a idade gestacional, maior deve ser a alíquota prescrita de aminoácidos;
( ) sepse, plaquetopenia, icterícia, insuficiência respiratória contraindicam a terapia nutricional parenteral;
( ) a oferta de lipídeos é fundamental para prevenir a deficiência de ácido graxo essencial mas só deve ser iniciado após 72 horas de vida.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

As opções a seguir apresentam alterações metabólicas que podem ocorrer ao término da exsanguineotransfusão, à exceção de uma. Assinale-a.

No acompanhamento de pessoas em uso de Profilaxia PréExposição ao HIV (PrEP, do inglês Pre-Exposure Prophylaxis) recomenda-se coleta de rotina de exames laboratoriais e seguimento clínico. 
Assinale a opção que apresenta os exames recomendados durante o uso de PrEP. 

Paciente masculino, 70 anos, em curso de quimioterapia para adenocarcinoma de pulmão, relata início de febre (38,50 C) com calafrios há 12 horas associados a inapetência e tonteira ao levantar-se. 
Ao exame estava febril (temperatura axilar 38 0C), desidratado, taquicárdico, taquipneia leve e com hipotensão arterial (PA 80X50 mmHg) que respondeu a volume (PA 110X70) mmHg). Óstio do cateter Portocath na subclávia direita sem sinais flogísticos. Hemograma – leucócitos 800 céls/mm3, neutrófilos 240 céls/mm3, 140.000 plaquetas, Htc 30%, HgB 10 g/dL. 
Assinale a opção que indica a conduta mais apropriada, nesse momento. 

Idosa, 65 anos, aposentada, moradora em Manaus, inicia quadro de diarreia aquosa, associado a dor abdominal e vômitos e no terceiro dia de doença a diarreia torna-se sanguinolenta. Nega febre. Hoje, no sexto dia de evolução, persiste com diarreia sanguinolenta e dor abdominal intensa.  Relata frequentar restaurantes com regularidade e consumir vegetais crus, inclusive orgânicos e carnes malcozidas. 
Na avaliação médica, a paciente apresentava-se desidratada, afebril, taquicárdica, eupneica e normotensa. Exame abdominal com dor difusa a palpação sem sinais de irritação peritoneal. No laboratório detectado HTc 28%, leucócitos 20.000, plaquetas 90.000, ureia 50 mg/dL, creatinina 2,0 mg/dL e PCR-T 15 mg/dL. 
O agente etiológico mais provável para o quadro diarreico é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis