Questões Concurso Prefeitura de Manaus - AM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Manaus - AM

Paciente feminino, 67 anos, interna com quadro de emagrecimento de 20 Kg em 6 meses, febre intermitente, associada à anemia e esplenomegalia. Apresenta histórico de troca valvar mitral biológica há dois anos. O ecocardiograma identificou prótese mitral disfuncionante (presença de deiscência nova, comparado ao ecocardiograma anterior). Foram coletados três sets de hemoculturas, que foram negativas. Nega uso prévio de antimicrobianos. Relata abrigar vários gatos de rua no seu domicílio, inclusive filhotes. 
Sendo endocardite infecciosa uma das hipóteses diagnósticas, assinale a afirmativa correta.

Paciente de 75 anos, reside em casa de apoio, hipertensa e diabética, sem internações prévias.  Há 10 dias, iniciou quadro de febre alta, coriza e prostração. Seu clínico fez diagnóstico de Influenza A, por meio de pesquisa de pcr em painel respiratório. A paciente permaneceu sob cuidados ambulatoriais com sintomáticos e teve melhora da febre após 4 dias. 
No sétimo dia de doença retorna quadro de febre, agora associado à tosse produtiva e importante queda do estado geral. Foi novamente avaliada pelo clínico que nota taquipneia (25 irpm)  e hipotensão postural. Saturação de 97% em ar ambiente e crepitações localizadas na base direita. O mesmo encaminha a paciente para internação com recomendação de oseltamivir e antibioticoterapia com amoxicilina/clavulanato e azitromicina. Após 72h de terapia, a paciente se mantem febril, com tosse e queixa-se de dor torácica localizada à D. 
Ao exame físico mais taquipneica e SATO2 92% em ar ambiente, além de apresentar intensa prostração.  RX de TX revela condensação na base direita, sem outras complicações. Laboratório revelou leucocitose com desvio, proteína C reativa e procalcitonina elevadas. 
A conduta adequada, neste momento, deve ser 

A síndrome do choque tóxico pode ser causada tanto pelo Staphylococcus aureus quanto pelo Streptococcus do grupo A. Assinale a opção que contém as características corretas para diferenciar as etiologias.

Paciente de 18 anos, iniciou a vida sexual há 2 meses. Veio à clínica da família com queixa de dor e ulceração (lesões em espelho) há 2 semanas na região de grandes lábios. Foi feito diagnóstico de donovanose. 
Assinale a opção que contém o agente etiológico da doença e seu tratamento adequado.

Paciente de 24 anos, previamente hígido, retornou há 14 dias de viagem à Tailândia. Refere ter se alimentado diariamente de frutos do mar. Há 3 dias iniciou quadro de cefaleia importante associada à febre baixa. Hoje vem à emergência porque se associaram ao quadro parestesias nos 4 membros. 
Ao exame físico está em regular estado geral, mas com fácies de dor e rigidez de nuca. Foi realizada TC de crânio, que não mostrou anormalidades e posterior punção lombar. O exame de líquor revela: Celulalidade: 400 com 20% de eosinófilos, 4% de PMN e 76% de linfócitos, glicose de 47mg/dl e proteínas de 72mg/dL / exame direto para germes comuns e fungos negativo. Hemograma com eosinofilia e bioquímica dentro dos limites da normalidade. 
A principal hipótese diagnóstica, baseada nos dados epidemiológicos, clínicos e laboratoriais, é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis