Questões Concurso Prefeitura de Laranjal Paulista - SP

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Compreender a superfície terrestre e a relação entre todos os seus elementos é objetivo da Ciência Geográfica. Para enfrentar este desafio, a Geografia toma como instrumentos materiais cartográficos, como mapas, imagens de satélite, fotografias aéreas e maquetes para representar as relaço?es espaciais e temporais.
Em atividades escolares é frequente o uso de mapas para o desenvolvimento de conceitos como migração, atividade econo?mica, clima, dentre outros. No entanto, o uso de materiais cartográficos com um tratamento diferenciado passou a ser prioridade a partir da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, principalmente relacionadas a pessoas com deficiência visual, que é o foco da: 

Segundo Venturini (2009), a pessoa cega não é apenas alguém que perdeu um sentido cuja valorização é culturalmente atribuída pelos que enxergam, mas um sujeito que percebe, organiza e forma suas impresso?es do mundo por meio dos sentidos do tato, do olfato, do paladar e da audição, juntamente com os processos psíquicos superiores, ou seja:

É um pensamento erro?neo acreditar que a pessoa cega vive em completa escuridão. Apenas uma pequena parcela das pessoas diagnosticadas como cegas não tem nenhum grau visual. Os sujeitos diagnosticados como cegos podem possuir acuidade visual igual ou menor que 20/200 (0,1). Isto significa que enxergam a 20 pés de dista?ncia aquilo que uma pessoa com visão normal enxerga a 200 pés (VENTORINI, 2007). O intervalo de 0,1 até 0,0 é denominado de “cegueira legal”, composta pelas seguintes características:
a- ____________: capacidade de distinção entre a luz e o escuro; b- ____________: capacidade de distinção da luz e do lugar donde emana; c- ___________: capacidade de visão de dedos; d- ___________: capacidade de visão de dedos.
Preenchem corretamente as lacunas: 

I- No cotidiano escolar há recursos que podem melhorar o desempenho visual da criança com alguma patologia degenerativa. O docente pode propor atividades que permitam o descanso ocular como alternar tarefas de leitura e escrita por trabalhos na lousa e de arte.

ALE?M DISSO
II- É importante permitir e/ou solicitar que o educando descanse os olhos, fechando-os por alguns minutos. Caso o aluno use algum aparelho óptico para longe, o professor precisará ter informaço?es sobre qual distância da lousa será adequada para o educando. Esta dista?ncia, geralmente, é recomendada pelo oftalmologista que receitou o recurso óptico.
Sobre estas proposições podemos afirmar que:

O poder público deve promover a participação da pessoa com deficiência em atividades artísticas, intelectuais, culturais, esportivas e recreativas, com vistas ao seu protagonismo, devendo:
I - incentivar a provisão de instrução, de treinamento e de recursos adequados, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas;
II - assegurar acessibilidade nos locais de eventos e nos serviços prestados por pessoa ou entidade envolvida na organização das atividades de que trata este artigo;
III - assegurar a participação da pessoa com deficiência em jogos e atividades recreativas, esportivas, de lazer, culturais e artísticas, inclusive no sistema escolar, em igualdade de condiço?es com as demais pessoas.
Sobre estas proposições podemos afirmar que:

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