Questões Concurso Prefeitura de Jacaraú - PB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Jacaraú - PB

Na Introdução do documento da BNCC, consta que “Cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente, de forma transversal e integradora”. Entende-se assim, que a BNCC
I- contribui para o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e como balizadora da qualidade da educação. II- se contrapõe aos conceitos definidos pela LDB, em relação ao desenvolvimento da questão curricular no Brasil. III- propõe a superação da fragmentação das políticas educacionais, garantindo o direito dos alunos a aprender e, contribuindo para um ensino de língua relevante e eficiente para a conquista do desenvolvimento pleno da cidadania.
Feita a análise das proposições acima, é CORRETO o que se afirma apenas em:

Em 2006, o professor Dr. Ruben Puentedura criou o modelo SAMR, um método para medir a integração da tecnologia na sala de aula. Além de guiar e identificar o uso das ferramentas tecnológicas no processo de educação, o modelo também serve de guia para que o profissional possa avaliar sua própria evolução com relação à inserção da tecnologia no seu processo de ensino.
Imagem extraída do weblog do PhD Ruben R. Puentedura
Sabendo que cada letra da sigla representa um nível (grau) de integração, relacione a primeira coluna de acordo com o conceito correspondente na segunda coluna:
I- Substituição. II- Aumento. III- Modificação. IV- Redefinição.
( ) Satisfeito com os resultados apresentados no seminário, o professor orientará seus alunos a desenvolverem um livro interativo, utilizando, por exemplo, o iBooks Author, no qual terão a possibilidade de inserir gifs, vídeos, áudios, fotos e informações de suas pesquisas. ( ) O professor deve instruir seus alunos a pesquisarem e digitarem um trabalho referente a determinado movimento artístico em tablets ou computadores, ao invés de se limitarem à pesquisa em livros e à escrita cursiva. ( ) Os alunos não somente entregarão a pesquisa digitada e impressa em folha tamanho A4, como também prepararão uma apresentação utilizando Power Point e contando com o projetor da sala de aula para apresentar um seminário. ( ) Ao invés de se limitarem a publicar o livro digital na biblioteca da escola, os alunos deverão publicá-lo na Amazon, em formato para Kindle, ou na iBooks Store, tendo a atividade ganhado dimensões para além da própria sala de aula.
Assinale a alternativa que corresponde ao CORRETO preenchimento dos parênteses.

Na sociedade contemporânea, as rápidas transformações no mundo do trabalho, o avanço tecnológico, configurando a sociedade virtual e os meios de comunicação e informação incidem fortemente na escola, aumentando os desafios para torná-la uma conquista efetiva (PIMENTA e LIMA, 2004, p. 12).
Nesse sentido, analise as proposições abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) As escolas precisam passar por profundas transformações em suas práticas e culturas, principalmente nas metodologias do ensino de língua, explorando as implicações sociais das produções científico-tecnológicas. ( ) Na complexa tarefa de aprimoramento da qualidade do trabalho escolar, os professores assumem papel primordial, contribuindo com seus saberes, seus valores e suas experiências. ( ) No âmbito do processo educativo, é necessário, apenas, que o professor tenha domínio efetivo dos conteúdos, para contribuir no processo formativo dos alunos.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

Na construção do letramento, é indispensável o trabalho pedagógico com a diversidade de gêneros textuais. Feita a leitura da estrofe do poema abaixo, avalie as proposições que se apresentam na sequência, de modo a indicar qual delas é a CORRETA:
Ser Nordestino (Bráulio Bessa)
Sou o gibão do vaqueiro, sou cuscuz, sou rapadura Sou vida difícil e dura Sou nordeste brasileiro Sou cantador violeiro, sou alegria ao chover Sou doutor sem saber ler, sou rico sem ser granfino Quanto mais sou nordestino, mais tenho orgulho de ser Da minha cabeça chata, do meu sotaque arrastado Do nosso solo rachado, dessa gente maltratada Quase sempre injustiçada, acostumada a sofrer Mas, mesmo com padecer sou feliz desde menino Quanto mais sou nordestino mais orgulho tenho de ser [...] (In: culturagenial.com.cordel.nordestino/poemas/).

Conforme a BNCC, as multimodalidades da linguagem e as habilidades devem ser consideradas sob as perspectivas da continuidade das aprendizagens e da integração dos eixos organizadores e suas unidades temáticas e objetos de conhecimento ao longo dos anos de escolarização. (Doc. BNCC, p. 65). É pertinente, pois, que
I- a sala de aula não adote unicamente as linguagens formais e literárias, mas, sim, ofereça uma gama de linguagens que estão fora dos muros escolares. II- o discurso professoral deverá renunciar à sua natureza dogmática, representada pela indiscutível verdade e que está escrita no livro-texto. III- a escola dê respostas às exigências de nossa sociedade atual, moderna e democrática, sendo capaz de realizar uma revolução interna e uma mudança radical que a converta em uma escola para todos.
Dentre as proposições acima, é CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis