Questões Concurso Prefeitura de Brusque - SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Brusque - SC

#Questão 171562 - Pedagogia, Geral, FEPESE, 2014, Prefeitura de Brusque - SC, Professor Educação Infantil

No longo percurso da história do atendimento à infância, pesquisas e práticas vêm buscando afirmar a importância de se promover uma educação de qualidade para todas as crianças, o que envolve também a importância de uma infraestrutura adequada ao atendimento à criança.

De acordo com o documento Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), é correto afirmar:

1. O espaço lúdico infantil deve ser dinâmico, vivo, “brincável”, explorável, transformável e acessível para todos.

2. O professor, junto com as crianças, prepara o ambiente da Educação Infantil, organiza-o a partir do que sabe que é bom e importante para o desenvolvimento de todos e incorpora os valores culturais das famílias em suas propostas pedagógicas.

3. A criança pode e deve propor, recriar e explorar o ambiente, modificando o que foi planejado.

4. A construção de uma unidade de Educação Infantil demanda planejamento e envolve os estudos de viabilidade, a definição das características ambientais e a elaboração do projeto arquitetônico, incluindo o projeto executivo, o detalhamento técnico e as especificações de materiais e acabamentos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#Questão 171565 - Pedagogia, Geral, FEPESE, 2014, Prefeitura de Brusque - SC, Professor Educação Infantil

Qual das tendências pedagógicas, dentre as listadas abaixo, apareceu no Brasil nos fins dos anos de 1970 e destaca a necessidade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais?

#Questão 171570 - Pedagogia, Geral, FEPESE, 2014, Prefeitura de Brusque - SC, Professor Educação Infantil

Com relação às teorias de aprendizagem, indique qual dos autores listados abaixo defende o pressuposto de que “toda função mental superior foi externa porque foi social antes de tornar-se interna, uma função estritamente mental; ela foi primeiramente uma relação social de duas pessoas”.

#Questão 171568 - Pedagogia, Geral, FEPESE, 2014, Prefeitura de Brusque - SC, Professor Educação Infantil

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educacional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.

Elas são:

#Questão 171573 - Pedagogia, Geral, FEPESE, 2014, Prefeitura de Brusque - SC, Professor Educação Infantil

Falar em processo de aprendizagem para Vigotski significa falar também em desenvolvimento da cultura. Para o referido autor: “No desenvolvimento cultural da criança cada função aparece em cena duas vezes, em dois planos, primeiro o social, depois o psicológico, primeiro entre pessoas como uma categoria interpsicológica, depois no interior da criança como uma categoria intrapsicológica”.

Vigotski denominou a ideia descrita acima como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis