Questões Concurso Polícia Civil - TO

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Um senhor com 73 anos de idade, aposentado por tempo de serviço como trabalhador de construção civil, chegou ao IML com ofício de solicitação de perícia do tipo exame de corpo de delito, referente a acidente de trânsito com atropelamento por motocicleta, que ocorrera há cerca de 15 anos. No exame físico atual, constataram-se restrição da movimentação de flexão da articulação do joelho direito em 30º e atrofia da musculatura do membro inferior homolateral.

 Com relação ao caso hipotético acima descrito, julgue os seguintes itens.

O legista deve assinalar em seu laudo que houve seqüela permanente com debilidade de membro inferior direito conseqüente ao atropelamento pela motocicleta, baseado no exame físico direto.

Na história aeronáutica brasileira recente, ocorreram dois trágicos acidentes, com os vôos 1907 e 3054, respectivamente em setembro de 2006, na selva de Mato Grosso, e em julho de 2007, na cidade de São Paulo. Durante os exames e a identificação dos corpos das vítimas, observou-se que as causas de morte predominantes nos dois acidentes foram diferentes. No primeiro caso, houve rompimento da estrutura da aeronave em pleno vôo, partição e liberação dos corpos a grande altura no ar, com queda sob árvores de floresta tropical. No segundo acidente, houve colisão e explosão seguida de incêndio no solo.

 Em face dessas considerações e de aspectos médico-legais correlatos, julgue os itens a seguir, relativos aos acidentes acima mencionados.

Caso fossem detectados níveis de carboxiemoglobina acima de 17% em sangue de passageiro do acidente com o vôo 3054, seria correto supor que a morte ocorrera por asfixia e que o corpo fora carbonizado em seguida.

Na história aeronáutica brasileira recente, ocorreram dois trágicos acidentes, com os vôos 1907 e 3054, respectivamente em setembro de 2006, na selva de Mato Grosso, e em julho de 2007, na cidade de São Paulo. Durante os exames e a identificação dos corpos das vítimas, observou-se que as causas de morte predominantes nos dois acidentes foram diferentes. No primeiro caso, houve rompimento da estrutura da aeronave em pleno vôo, partição e liberação dos corpos a grande altura no ar, com queda sob árvores de floresta tropical. No segundo acidente, houve colisão e explosão seguida de incêndio no solo.

 Em face dessas considerações e de aspectos médico-legais correlatos, julgue os itens a seguir, relativos aos acidentes acima mencionados.

Considerando que, no acidente com o vôo 1907, tenham sido encontrados diversos corpos com fragmentos de galhos transfixando completamente coxa, tórax e abdome, nesse caso, a classificação do instrumento causador da lesão seria contundente.

Na história aeronáutica brasileira recente, ocorreram dois trágicos acidentes, com os vôos 1907 e 3054, respectivamente em setembro de 2006, na selva de Mato Grosso, e em julho de 2007, na cidade de São Paulo. Durante os exames e a identificação dos corpos das vítimas, observou-se que as causas de morte predominantes nos dois acidentes foram diferentes. No primeiro caso, houve rompimento da estrutura da aeronave em pleno vôo, partição e liberação dos corpos a grande altura no ar, com queda sob árvores de floresta tropical. No segundo acidente, houve colisão e explosão seguida de incêndio no solo.

 Em face dessas considerações e de aspectos médico-legais correlatos, julgue os itens a seguir, relativos aos acidentes acima mencionados.

Supondo que um fêmur tenha sido encontrado nos escombros, seria possível estimar a estatura da pessoa pela sua mensuração, visando exclusão ou inclusão em um grupo de identificáveis, utilizando-se a tábua de Quetelet.

Na história aeronáutica brasileira recente, ocorreram dois trágicos acidentes, com os vôos 1907 e 3054, respectivamente em setembro de 2006, na selva de Mato Grosso, e em julho de 2007, na cidade de São Paulo. Durante os exames e a identificação dos corpos das vítimas, observou-se que as causas de morte predominantes nos dois acidentes foram diferentes. No primeiro caso, houve rompimento da estrutura da aeronave em pleno vôo, partição e liberação dos corpos a grande altura no ar, com queda sob árvores de floresta tropical. No segundo acidente, houve colisão e explosão seguida de incêndio no solo.

 Em face dessas considerações e de aspectos médico-legais correlatos, julgue os itens a seguir, relativos aos acidentes acima mencionados.

A seqüência lógica e sistemática para identificação de corpos nesses dois casos seria a utilização dos seguintes métodos: papiloscopia, antropologia e DNA.

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