Listagem de Questões Concurso MRE
Atenção: As questões de números 6 a 9 referem-se ao texto que segue.
O segmento que, no contexto, exprime uma consequência é:
(linhas 12 e 13) e surge um "espaço vazio".
(linhas 24 e 25) ainda pressupõe uma linha de continuidade sem interrupções.
(linhas 23 e 24) a qual parece tão desprovida de sentido.
(linhas 15 e 16) essa absoluta quebra de continuidade ocorreu.
(linhas 14 e 15) só pode ser descrita em termos de "não mais e ainda não".
Na organização do texto, a autora
toma como tema certo pensamento de Humes, que detalha para convencer o leitor sobre esta compreensão que ela tem do que seja a civilização: "A natureza não dá saltos".
vale-se de Humes como argumento de autoridade, considerando irretorquível o pensamento citado.
tira proveito da constatação de Humes, de caráter universal, para ratificá-la no plano mais particular que ela aborda no seu discurso.
cita Humes porque a comparação que ele faz entre os homens e os animais se aplica, ipsis litteris, à concepção que ela tem acerca do que ocorre com gerações em momentos críticos.
refere comentário do filósofo Humes e o desconstrói, pois o desfaz para reconstruí-lo em outras bases.
Atenção: As questões de números 19 a 25 referem-se ao texto que segue.
O nome do filósofo, que acabou com sua própria vida durante a fuga ante os esbirros de Hitler, foi ganhando uma aura nos mais de vinte anos que desde então transcorreram, e isso apesar do caráter esotérico dos seus primeiros trabalhos e fragmentário dos últimos.
Considerado o período acima, em seu contexto, é correto afirmar:
Substituindo "transcorrer" por "se passar", a frase mantém a correção gramatical com a forma "se passou".
O título do texto é determinante para que a frase que acabou com sua própria vida tenha valor explicativo, e não restritivo.
A reflexividade observada no segmento acabou com sua própria vida é exatamente do mesmo tipo da encontrada em "Machucaram-se muito com as ofensas recíprocas".
A presença da preposição durante contamina a frase articulada em torno do verbo "acabar", conferindolhe aspecto durativo e frequentativo.
A preposição ante tem mesmo valor do segmento grifado em "antiamericano".
Atenção: As questões de números 10 a 15 referem-se ao texto que segue.
Considere as afirmações abaixo.
I. A mudança fundamental citada refere-se ao fato de que a historiografia acabou adotando uma perspectiva oblíqua no seu modo de conhecimento: passou a considerar como mais significativo para a apreensão de uma época não o que uma possível testemunha conscientemente informe sobre "dados concretos", mas aquilo que seu modo de contar possa deixar entrever, até mesmo à sua revelia, sobre o espírito que concebeu tal relato.
II. Na exposição do seu raciocínio, o autor da frase final do excerto faz uso da expressão Olhando bem (linha 27) para chamar a atenção sobre ideia que corrige outra anteriormente enunciada por ele.
III. O autor julgou necessário interferir no discurso alheio por meio dos colchetes, na linha 9, para direcionar a leitura, oferecendo ponto de referência pedido pelo advérbio Hoje, que remete ao momento em que um dado locutor está elaborando seu discurso.
Está correto o que se afirma em
I e III, somente.
I, somente.
I e II, somente.
II, somente.
I, II e III.
É correta paráfrase do primeiro período do texto − O ataque cético à cientificidade das narrações históricas insistiu em seu caráter subjetivo, que as assimilaria às narrações ficcionais. − o que se lê em:
A credulidade abalada gerou ataques ao cientificismo característico da história, e, quando se insistiu em que deveria assumir o viés subjetivo, suas semelhanças com as narrativas ficcionais avultaram.
O ceticismo que nutre a ciência dá às narrativas, inclusive às de cunho histórico, um matiz subjetivo, o que foi apontado pelos críticos como um fator inerente a qualquer tipo de relato.
O que caracteriza o relato de fatos históricos é sua natureza científica; se esse traço fosse minimizado e abrisse espaço para a subjetividade − dizem certos críticos −, esse tipo de relato estaria próximo das narrativas ficcionais.
A acusação dos que não acreditavam no caráter científico das narrações históricas enfatizava o seu caráter subjetivo, traço que as tornaria semelhantes às narrações ficcionais.
que sempre se enfatizou como determinante de um texto é o seu cunho particular, fator de subjetividade que sempre irmanou os relatos, os científicos (como os históricos) e os ficcionais (inventados pelo autor), como reconhecem até os mais severos ataques.
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