Listagem de Questões Concurso MPOG
Tendo como finalidade a engenharia de avaliações, o mais adequado é a utilização da classificação da terra por classes de capacidade de uso. De acordo com essa classificação, a simbologia III pd,di corresponde à seguinte classe:
Terras cultiváveis com limitações por excesso de água e sais.
Terras que apresentam sérios problemas de conservação.
Terras cultiváveis com limitações por pedregosidade e distrofi smo.
Terras cultiváveis com limitações por baixa retenção de cátions.
Terras cultiváveis apenas em casos especiais.
As terras são avaliadas em função de fertilidade, topografia, profundidade, grau de erosão, drenagem etc., sintetizados na forma de sua capacidade de uso, localização e outros fatores. Para efeito de avaliação quantitativa de imóveis rurais, o conceito de terra nua é:
As benfeitorias do imóvel.
A terra cujo produto pode ser negociado separadamente, como plantações em geral.
A terra que não produz por si, como as áreas de pastagens e reflorestamentos.
A terra com suas acessões naturais, entendendo-se por acessões naturais tudo o que se encontrar incorporado a ela sem a intervenção do proprietário.
A terra com suas matas, florestas e as benfeitorias já incluídas no valor.
Em um mapa de Avaliação da Aptidão Agrícola (EMBRAPA, 1995), o subgrupo 3 (bc) apresenta a seguinte leitura:
Aptidão regular no sistema de manejo C e restrita no sistema de manejo B.
Aptidão restrita nos sistemas de manejo B e C.
Aptidão regular no sistema de manejo C, restrita no nível B e inapta no nível A.
Aptidão regular no sistema de manejo B e restrita no nível C.
Aptidão restrita nos sistemas de manejo B e C e inapta no nível A.
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso e assinale a opção correspondente.
( ) A unidade de mapeamento constitui um conjunto de áreas de solos, com posições e relações definidas na paisagem. É caracterizada em termos da(s) unidade(s) taxonômicas que a compõem.
( ) Com o estabelecimento da unidade de mapeamento torna-se possível a representação em bases cartográficas, evidenciando a distribuição espacial das unidades taxonômicas.
( ) As fases podem ser empregadas em qualquer tipo de levantamento pedológico para a subdivisão das unidades de mapeamento segundo características que influenciam no uso do solo, destacando-se: profundidade, pedregosidade, rochosidade, erosão, drenagem, relevo ou qualquer outra característica importante para os objetivos do mapeamento.
F, V, V
F, V, F
F, F, V
V, V, F
V, V, V
O tipo de levantamento de solo depende da precisão, da escala e do objetivo do trabalho. Relacione cada tipo de levantamento aos seus objetivos e marque a opção correspondente.
( ) Fornece informações generalizadas sobre a distribuição geográfica e a natureza dos solos de grandes extensões territoriais.
( ) É executado para fins de avaliação qualitativa e semi-quantitativa de solos, visando à estimativa do potencial de uso agrícola e não-agrícola.
( ) É executado para atendimento de problemas específicos de áreas muito pequenas, em nível de parcelas experimentais e áreas residenciais ou industriais.
( ) É executado onde há necessidade de informações de natureza qualitativa do recurso solo, com a fi nalidade de identificar áreas de maior ou menor potencial, prioritárias para o desenvolvimento em caráter regional.
a - Levantamento Ultradetalhado
b - Levantamento de Reconhecimento
c - Levantamento Esquemático
d - Levantamento Exploratório
a, b, c, d
d, a, c, b
b, c, a, d
c, b, a, d
b, a, c, d
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}