Questões Concurso MPE-PA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso MPE-PA

Na inserção do serviço de enfermagem na estrutura geral da organização, são encontradas diferentes posições hierárquicas que vão desde a subordinação imediata a pessoas ou grupos deliberativos da instituição de saúde, até a subordinação a pessoas ou serviços tecnicamente diferenciados. Deve estar situado de forma estratégica na estrutura da instituição de saúde, no sentido de não ser submisso a órgãos ou pessoas que contribuirão para sua inoperância. A posição ocupada pelo serviço de enfermagem em uma organização é representada através do Organograma – um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Depois de pronto não deve ser modificado.
II. Dentre os diferentes tipos existentes, o mais moderno corresponde ao organograma vertical.
III. Mostra graficamente como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes dentro da organização.
IV. A confecção do organograma tem, basicamente, duas partes interligadas: retângulos, quadrados ou círculos (indicando as unidades funcionais) e linhas (indicando as relações de autoridade).
Está correto o que se afirma apenas em 

Os tipos de estruturas organizacionais diferem entre si em função dos objetivos propostos, do tamanho da organização, da conjuntura que atravessa e da natureza dos serviços que presta. Há um tipo de estrutura organizacional que tem como base a especialização e a distinção das funções, proposta por Taylor, que tem como características a autoridade funcional, que é relativa e baseada na especialização, a negação do princípio da unidade de comando, a utilização de linhas diretas de comunicação e a descentralização das decisões permitindo melhor supervisão técnica.
(KURGANT, 1991. Adaptado.)
As informações correspondem à estrutura de organização:

A teoria administrativa de Max Weber, conhecida como Teoria Burocrática, visa à eficiência organizacional como objetivo básico, através do detalhamento antecipado de como as tarefas deverão ser realizadas, devendo ser impessoal e formal. Tem como característica a divisão do trabalho baseada na especialização funcional, sendo relacionada com a enfermagem na medida da divisão técnica do trabalho, ou seja, cada membro da equipe de enfermagem possui funções determinadas. São características também desta teoria a hierarquia e a autoridade definidas, ou seja, as chefias assumem um papel administrativo voltado para os interesses da instituição. Tal teoria tem como destaque o sistema de regras e regulamentos que descrevem direitos e deveres dos ocupantes dos cargos, instituídos pelo código de ética; o sistema de procedimentos e rotinas, pois cada unidade de saúde possui uma rotina que deve ser seguida; a promoção e a seleção baseadas na competência técnica; dentre outros. Em relação à ênfase, podemos afirmar que tal teoria está centrada em:

Estão inclusos na Lei nº 8.080/1990 o atendimento domiciliar e a internação domiciliar. Tendo como objetivo o cuidado integral dos pacientes em seu domicílio, são previstos nessas modalidades de atendimento os procedimentos: 

O enfermeiro, por assumir o gerenciamento das unidades de atendimento e coordenar toda a atividade assistencial, tem papel preponderante no que diz respeito à determinação do material necessário à consecução da assistência, tanto nos aspectos quantitativos quanto nos qualitativos, na definição das especificações técnicas, na participação no processo de compra, na previsão e provisão, na organização, no controle e avaliação desses materiais. Em relação ao gerenciamento de recursos materiais é correto afirmar que deve haver por parte do enfermeiro, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis