Questões Concurso Ministério do Turismo

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Ministério do Turismo

#Questão 3264 - Administração, Gestão de Conflitos, ESAF, 2014, Ministério do Turismo, Analista Técnico Administrativo (Conhecimentos Específicos)

A governança corporativa desenvolveu-se em função da necessidade de superar conflitos e inadequações internas. A superação de conflitos é alcançada por meio de mudanças a serem implementadas principalmente com relação à gestão e aos acionistas. Analise as afirmativas marcando C para Certas e E para Erradas. A seguir selecione a opção correta.

( ) A desprezível participação efetiva de acionistas minoritários deve ser alterada para uma democracia acionária com os minoritários ativos e representados.

( ) A baixa eficácia dos Conselhos de Administração que atuam de maneira pro forma, preponderando sobre efetividade, deverá ser corrigida por uma nova atuação comprometida e responsável voltada para resultados.

( ) As estratégias defensivas da Direção, de proteção dos gestores e não dos geradores de valor deverão ser substituídas por estratégias agressivas e geradoras de valor.

( ) O abuso de poder dos acionistas majoritários deverá ser substituído pela justa retribuição dos minoritários.

( ) A desconsideração pelo mérito e a competência deverão ser substituídas por seleções que busquem o perfil de excelência.

#Questão 3265 - Administração, Geral, ESAF, 2014, Ministério do Turismo, Analista Técnico Administrativo (Conhecimentos Específicos)

Sobre os principais conceitos de Governança Corporativa, assinale a opção correta.

I. Os principais critérios pelos quais se pode definir Governança Corporativa, considerando-se os processos e objetivos da alta gestão das corporações, são: Governança como Guardiã de direitos das partes, Governança como sistema de relações pelas quais as sociedades são dirigidas e monitoradas, Estrutura de poder que se observa no interior das empresas, e Sistema Normativo que rege as relações internas e externas.

II. Os valores que dão sustentação à Governança Corporativa são: senso de justiça e equidade de tratamento dos acionistas; transparência de informações que impactam os negócios; prestação responsável de contas; e, conformidade no cumprimento de normas reguladoras.

III. Entre as razões externas que determinaram o desenvolvimento da Governança Corporativa, destacamse as mudanças societárias, o fortalecimento dos Conselhos de Administração e a profissionalização dos modelos de gestão.

#Questão 3266 - Administração, Gestão de Riscos, ESAF, 2014, Ministério do Turismo, Analista Técnico Administrativo (Conhecimentos Específicos)

O risco operacional é definido como o oposto da alavancagem operacional. Assim, o risco operacional é definido como a possibilidade de perder ou de não ganhar. Considerando o gerenciamento de riscos, analise as afirmativas e selecione a opção correta.

I. Cada organização apresenta um conjunto específico de riscos que definem o perfil de riscos da organização.

II. Quando um risco é considerado uma ameaça, os administradores adotam técnicas de controle de eventos negativos ainda que seja preciso paralisar a organização.

III. Riscos operacionais referem-se às possíveis perdas resultantes de sistemas inadequados, má administração, controles defeituosos ou falha humana.

A respeito dos créditos adicionais, correlacione as colunas abaixo tendo em mente as definições exaradas no Manual Técnico de Orçamento 2014.

#Questão 13049 - Administração Financeira e Orçamentária - AFO, Orçamento Público, ESAF, 2014, Ministério do Turismo, Analista Técnico Administrativo (Conhecimentos Específicos)

A respeito dos objetivos do Decreto de Programação Orçamentária e Financeira e de Limitação de Empenho e Movimentação Financeira, segundo o Manual Técnico de Orçamento 2014, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) Estabelecer normas específicas de execução orçamentária e financeira para o exercício.

( ) Estabelecer um cronograma de compromissos (empenhos) e de liberação (pagamento) dos recursos financeiros para o governo.

( ) Cumprir a legislação orçamentária.

( ) Assegurar o equilíbrio entre receitas e despesas ao longo do exercício financeiro sem, todavia, guardar relação com o cumprimento da meta de resultado primário.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis