Questões Concurso Ministério da Defesa - Exército Brasileiro

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Ministério da Defesa - Exército Brasileiro

Sobre o regime socialista soviético nos seus últimos anos, é correto afirmar:

Segundo a Resolução Normativa nº 43, de 24 de agosto de 2002, as Relações Públicas caracterizam-se pela aplicação de conceitos e técnicas de:

Baseando-se no Decreto nº 70.274, de 09 de março de 1972, analise as afirmativas sobre as visitas do Presidente da República e seu comparecimento a solenidades oficiais e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Às autoridades, ouvido o Cerimonial da Presidência da República, competirá organizar o cortejo de automóveis da comitiva presidencial bem como o das autoridades militares, em caso de visita oficial a Estado ou Território da Federação.

II. Quando em visita oficial a um Estado ou a um Território, o Vice-Presidente da República, o Presidente do Congresso Nacional, o Presidente da Câmara dos Deputados e o Presidente do Supremo Tribunal Federal serão recebidos, à chegada, pelo Governador, conforme o caso, pelo Vice-Governador, pelo Presidente do Poder Judiciário Estadual.

III. Nas cerimônias oficiais, na presença de Chefe de Estado, o Presidente da República poderá substituir a Faixa Presidencial por condecoração do referido Estado.

IV. Quando o Presidente da República visitar oficialmente Estado ou Território da Federação será recebido, no local da chegada, pelo Governador do Estado ou do Território, seguido do Vice-Governador do Estado, do Presidente da Assembléia Legislativa, do Presidente do Tribunal de Justiça, dos Secretários de Governo e do Prefeito Municipal, observada a ordem de precedência.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. A ruptura historiográfica promovida por Lucien Febvre e March Bloch a partir de 1929 tinha como suposto a prevalência dos fenômenos individuais sobre os coletivos.

II. A linha teórico-metodológica defendida pela Revista dos Annales considerava que o historiador deveria ater-se aos fenômenos de médio e longo prazo, em detrimento daqueles de curta duração.

III. Os princípios fundamentais da historiografia rankeana foram absorvidos pela Escola dos Annales, apesar da sua crítica à prevalência do objeto político-administrativo.

Sobre as causas da Guerra do Paraguai, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.

I. As relações entre o Brasil e o Paraguai sempre foram tensas, devido à impossibilidade de os dois países chegarem a um acordo sobre as delimitações de fronteiras e a livre navegação do Rio Paraguai.

II. O ponto de maior tensão para o Brasil na região platina era o Uruguai, pois os grandes proprietários gaúchos não reconheciam a existência de uma fronteira entre os dois países.

III. Com a guerra civil do Uruguai, o Brasil interveio no seu território, estabelecendo o bloqueio naval do porto de Paissandu e se posicionando ao lado do Partido Colorado, atitudes que irritaram profundamente o governo paraguaio.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis