Sobre as causas da Guerra do Paraguai, analise as afirmat...

Sobre as causas da Guerra do Paraguai, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.

I. As relações entre o Brasil e o Paraguai sempre foram tensas, devido à impossibilidade de os dois países chegarem a um acordo sobre as delimitações de fronteiras e a livre navegação do Rio Paraguai.

II. O ponto de maior tensão para o Brasil na região platina era o Uruguai, pois os grandes proprietários gaúchos não reconheciam a existência de uma fronteira entre os dois países.

III. Com a guerra civil do Uruguai, o Brasil interveio no seu território, estabelecendo o bloqueio naval do porto de Paissandu e se posicionando ao lado do Partido Colorado, atitudes que irritaram profundamente o governo paraguaio.

  • A. somente I está correta
  • B. somente II está correta
  • C. somente III está correta
  • D. somente I e II estão corretas
  • E. somente II e III estão corretas
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As alternativas abaixo apresentam as finalidades do sistema de controle interno, a ser exercido de forma integrada pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, para promover a fiscalização e controle dos orçamentos públicos, havendo uma única exceção. Assinale-a.

Resolva a questão aqui ›


De modo geral, um porto pode apresentar, como partes constituintes, acessos marítimos e terrestres, instalações de acostagem e de armazenagem e, quando necessário, pátios de estocagem. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A quantidade de trabalhadores portuários envolvidos em uma operação de carga ou de descarga de um navio depende do tipo de carga movimentada.

Resolva a questão aqui ›



A Praça Raul Soares é uma das principais praças de Belo Horizonte. Construída em estilo francês, está situada na confluência das vias públicas:

Resolva a questão aqui ›