Questões Concurso MDS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso MDS

Julgue os próximos itens, acerca dos conceitos básicos de informática, de processamento de dados, sistemas de numeração e aritmética de complemento de dois.

O ponto flutuante é um formato de representação digital de números reais. A norma IEEE 754 define os formatos adequados para representar esses números. O formato do ponto flutuante de precisão simples utiliza 32 bits; destes, um bit 1 é utilizado para o sinal; 7 bits, para a mantissa; e 24 bits, para o expoente

Julgue os próximos itens, acerca dos conceitos básicos de informática, de processamento de dados, sistemas de numeração e aritmética de complemento de dois.

A expressão regular 0 V 1* pode ser utilizada para representar o conjunto 1111.

Julgue os próximos itens, acerca dos conceitos básicos de informática, de processamento de dados, sistemas de numeração e aritmética de complemento de dois.

O valor decimal -127 pode ser representado como 10000001 em binário, utilizando-se a técnica de complemento de dois.

#Questão 539394 - Informática Básica / Microinformática, Internet, CESPE / CEBRASPE, 2008, MDS, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial

O avanço das tecnologias de transmissão de dados, juntamente com a facilidade de obter-se dados através da grande rede tem impulsionado o surgimento de aplicações e padrões para desenvolvimento de aplicações voltadas para a Internet. A W3C (World Wide Web Consortium) é uma organização internacional que vem trabalhando intensamente no desenvolvimento de padrões para Internet. Acerca dos padrões, conceitos e tecnologias voltadas para a Web, julgue os itens de 68 a 75.

Uma URI (uniform resource identifier) representa um método padrão para localizar e identificar recursos. Entretanto, o conceito de URL engloba o conceito de URI. Uma URI refere-se a um subconjunto de URL.

A sugestão de um novo paradigma para pensar a reforma do Estado impõe a ruptura com os enfoques tecnocrático e neoliberal. O primeiro, ao priorizar o insulamento das elites estatais, a primazia do conhecimento técnico e o alijamento da política, tende a reforçar visões e práticas irrealistas porque calcadas na despolitização artificial dos processos de formulação e execução de políticas. O segundo, influenciado pela ótica minimalista, enfatiza unilateralmente a redução do Estado, subestimando o papel do reforço e a revitalização do aparelho estatal para o êxito de suas políticas, bem como a relevância da intervenção governamental para preencher as lacunas existentes e levar o mercado a funcionar de forma eficiente, em consonância com um projeto coletivo. Finalmente, a proposta desse novo paradigma implica não só a redefinição do conceito dominante de autonomia estatal, como também o reforço dos mecanismos e procedimentos formais de prestação de contas ao público e a institucionalização das práticas de cobrança por parte dos usuários dos serviços públicos e dos organismos de supervisão e controle.

Eli Diniz. Em busca de um novo paradigma: a reforma do estado no Brasil dos anos 90. In: São Paulo em Perspectiva. São Paulo, v. 10, n. o 4, p. 13-26, 1996 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando os conceitos da administração pública, julgue os itens de 46 a 50.

Como corolário do plano diretor da reforma do aparelho de Estado foi instituído o programa nacional de publicização, buscando a maior eficiência do Estado e a excelência nos serviços públicos. O Poder Executivo poderá qualificar como organizações sociais pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde. Esse processo é conhecido como publicização, no qual o Estado reduz a prestação direta de serviços, mantendo-se como regulador e provedor, estabelecendo parceria com a sociedade para o financiamento e controle social na execução de serviços não competitivos ou exclusivos do Estado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis