Listagem de Questões Concurso MAPA
O controle das clostridioses bovinas, por meio de modernas vacinas monoclonais polivalentes, de eficiência comprovada em vários países do mundo, aliado a medidas gerais de profilaxia, são inovações metodológicas que possibilitarão a erradicação desses agentes das áreas contaminadas.
O emprego da estratégia de controle da febre aftosa por meio de vacinas de eficácia comprovada é suficiente para diminuir a difusão, reduzir a freqüência de casos clínicos e erradicar a enfermidade em áreas geográficas definidas.
O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT), estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tem como meta a vacinação de todos os bovinos contra as duas doenças e a eliminação dos casos clínicos.
A política de controle tem por objetivo a redução da freqüência relativa de determinada doença já presente na população, mantendo-a dentro de níveis esperados de ocorrência.
Técnicas sorológicas modernas, que possibilitam verificar a existência de vestígios da passagem do agente pelo organismo, exames que permitem isolar e identificar a presença do agente, assim como a quarentena de animais, são medidas preventivas que podem ser adotadas contra a introdução de algumas doenças em áreas livres ou de ocorrência esporádica.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}