Questões Concurso IFNMG/MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IFNMG/MG

#Questão 166277 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Na elaboração do Projeto Pedagógico de uma escola, há um conjunto de perguntas que, uma vez respondidas, ajudarão no planejamento das ações para a construção da realidade desejada.

Analise as perguntas a seguir e assinale a alternativa que apresenta as perguntas INCORRETAS.

#Questão 166267 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

A prática pedagógica da avaliação da aprendizagem, visando à melhoria do processo educacional, é um pressuposto básico para que a educação pública se torne realmente uma educação democrática que acolha e que responda às necessidades de todos os alunos. As teorias atuais atribuem três funções para a avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.

Enumere as funções da COLUNA

I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

#Questão 166270 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos. Para reconhecer a validade das sequências didáticas, é necessário verificar se as atividades propostas se ajustam às orientações pedagógicas relacionadas a essa estratégia didática.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

#Questão 166272 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

O ensino pela pesquisa é um modo de conduzir o aluno ao processo de produção do conhecimento. A esse processo pode-se denominar, em termos específicos, como busca do conhecimento e, em termos amplos, como o processo educativo.

Eleger a pesquisa como eixo organizador das atividades de ensino exige

I. a compreensão de currículo como um caminho construído cotidianamente, a partir de intenções educativas previamente estabelecidas pelo coletivo de professores.

II. a organização dos conteúdos escolares, para além de uma perspectiva disciplinar, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, que caminha para estudos e concepções curriculares interdisciplinares.

III. a compreensão de que a construção de conhecimentos se dá no estabelecimento de múltiplas relações com a realidade.

IV. a adoção de estratégias diretamente vinculadas de modo que experiências práticas possam ser mobilizadas para essa aprendizagem. Ou seja, que a própria prática da pesquisa seja caminho do processo de ensino e aprendizagem.

V. a concepção do processo do conhecimento, a ser visto como efetiva construção dos objetos, em que a ênfase recai sobre a atitude do aluno frente ao objeto pesquisado.

Estão CORRETAS as afirmativas:

#Questão 166280 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

As orientações inscritas no projeto de educação nacional e a visão pós-moderna de conhecimento expressam uma visão diferenciada de currículo.

A esse respeito, assinale a afirmativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis