Questões Concurso IFB/BA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IFB/BA

#Questão 117357 - Química, Geral, FUNRIO, 2014, IFB/BA, Técnico de Laboratório

#Questão 117358 - Química, Geral, FUNRIO, 2014, IFB/BA, Técnico de Laboratório

#Questão 117346 - Química, Geral, FUNRIO, 2014, IFB/BA, Técnico de Laboratório

O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Quando existe um balanço entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre, o clima se mantém praticamente inalterado. Entretanto, o balanço de energia pode ser alterado devido às mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, decorrente da poluição. Dentre os principais gases de efeito estufa regulados pelo Protocolo de Quioto, aquele que é utilizado como referência para classificar o poder de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa é o:

#Questão 117347 - Química, Geral, FUNRIO, 2014, IFB/BA, Técnico de Laboratório

O carbeto de cálcio apresenta fórmula química CaC2. É usado em alguns tipos de maçaricos oxi-acetilênicos, nos quais reage com a água produzindo acetileno (etino) que é usado na fabricação dos seguintes materiais: explosivos, solventes industriais e plásticos de borracha sintética. Este composto também é empregado na síntese de compostos orgânicos como ácido acético (oxidação) e álcool etílico (redução). O acetileno ao ser hidratado se converte em etanal, o qual pode sofrer oxidação (obtendo o composto X) ou redução (obtendo o composto Y).Se X e Y são compostos orgânicos oxigenados, a nomenclatura oficial da IUPAC do composto orgânico z, resultante da reação de X com Y é:

#Questão 117354 - Química, Geral, FUNRIO, 2014, IFB/BA, Técnico de Laboratório

A qualidade dos combustíveis é verificada por meio de testes específicos que revelam se os produtos estão de acordo com as especificações estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo -ANP e, também se houve adição ilegal de solventes. O teste de teor de álcool presente na gasolina, conforme disposto na Resolução ANP nº 9, de 7 de março de 2007 é feito com solução aquosa de cloreto de sódio ( NaCl) na concentração de 10% p/v. O cálculo do teor de álcool é determinado pela expressão: T= (A X 2) +1, Onde: T = Teor de álcool na gasolina e A = aumento em volume da fase aquosa. Considerando um teor permitido de álcool na gasolina de 25%, pode-se dizer que uma amostra analisada pelo Teste da Proveta ao obter um aumento em volume de 30 mL da fase aquosa:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis