Questões Concurso IFB/BA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IFB/BA

#Questão 117335 - Química, Geral, FUNRIO, 2014, IFB/BA, Técnico de Laboratório

A cromatografia é uma técnica de separação. Fundamentalmente, um fluido contendo um conjunto de substâncias dissolvidas (fase móvel) passa através de um solido ou um líquido adsorvido no sólido (fase estacionária). A cromatografia gasosa é uma das técnicas analíticas mais utilizadas. Entretanto, a grande limitação deste método é:

#Questão 117341 - Química, Geral, FUNRIO, 2014, IFB/BA, Técnico de Laboratório

#Questão 117336 - Química, Geral, FUNRIO, 2014, IFB/BA, Técnico de Laboratório

A informação gravimétrica reveste-se de primordial importância em diversas áreas das ciências da Terra, como por exemplo na Geodésia (estudo da forma -geóide- e dimensões da Terra), na Geologia (investigação de estruturas geológicas) e na Geofísica (prospecção mineral). A técnica gravimétrica onde o analito é separado de uma solução da amostra como um precipitado e é convertido a uma espécie de composição conhecida que pode ser pesada é chamada de:

#Questão 117338 - Química, Geral, FUNRIO, 2014, IFB/BA, Técnico de Laboratório

Dois métodos básicos são empregados para estabelecer a concentração de soluções padrão: o método direto (utiliza padrão primário) e o método da padronização (utiliza solução padrão secundário). A concentração de uma solução padrão secundário está sujeita a incertezas maiores que a da solução padrão primário. Então, se houver escolha, as soluções serão mais bem preparadas por meio do método direto. Supondo que se queira preparar 2,00 L de AgNO3 com concentração de 0,05 mol/L a partir de um sólido com grau padrão primário, a quantidade de AgNO3 a ser dissolvida será (Dados: Massa molar de AgNO3 = 169,87 g/mol)

#Questão 117339 - Química, Geral, FUNRIO, 2014, IFB/BA, Técnico de Laboratório

A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos à temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais, chamando-se, então, de cristalização, e, se for rápida, chamando-se de precipitação. O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, fazendo com que as impurezas fiquem na solução. Quando o esfriamento é rápido, as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. Assim, o fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. Na técnica de recristalização, um solvente pode ser classificado como bom quando:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis