Questões Concurso HUJB-UFCG/PB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso HUJB-UFCG/PB

Considere um paciente do sexo masculino com 60 anos de idade e com relato de sangramento durante todo o jato urinário, iniciado no último mês. Nesse caso, devese considerar que o sangramento mais provavelmente tem origem

Paciente do sexo feminino, 22 anos, apresenta dor lombar direita intermitente e fez inicialmente exame ultrassonográfico, onde foi identificada a presença de nódulo sólido no rim direito medindo cerca de 6 cm, bem delimitado e hiperecogênico. Prosseguindo a propedêutica, a tomografia computadorizada de abdome confirmou a presença do nódulo no rim direito, com as mesmas dimensões e com densidade de gordura, homogênea e bem circunscrita, em posição exofítica. Qual seria o motivo para tratamento intervencionista nesse caso?

Paciente de 63 anos comparece ao urologista com lesão peniana e informa estar ulcerada há algumas semanas. Ao exame, encontrase lesão vegetante no terço médio do pênis, com extensão proximal e distal, parcialmente ulcerada, medindo cerca de 6cm de diâmetro, com evidente invasão de glande e do corpo cavernoso à direita. Apresenta linfonodos inguinais palpáveis bilateralmente. Biopsia incisional revela carcinoma de células escamosas do tipo usual. Qual das alternativas a seguir apresenta a melhor opção de tratamento para o tumor primário?

Sobre as neoplasias benignas da bexiga, relacione as lesões com as descrições correspondentes e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Metaplasia epitelial.

2. Leucoplasia.

3. Papiloma invertido.

4. Papiloma.

5. Cistite glandular.

( ) É um achado comum em bexigas normais, podendo estar associado com obstrução ou inflamação crônica. Caracteriza-se por ninhos císticos revestidos por epitélio colunar. Pode estar associado com lipomatose pélvica e em alguns casos pode ocupar toda a bexiga. Há alguns casos descritos de transformação maligna para adenocarcinoma, sendo portanto recomendável a avaliação endoscópica regular desses pacientes.

( ) Áreas focais de urotélio transformado com arquitetura celular e nuclear sem atipias, entremeadas por urotélio normal, usualmente localizadas no trígono vesical, compostas de células escamosas (aspecto nodoso, revestidas por material escamoso, facilmente descolado), ou glandulares (aglomerados de mucosa elevada e avermelhada, com aspecto inflamatório). O tratamento é desnecessário.

( ) Áreas de aspecto inflamatório na mucosa vesical, particularmente associadas à presença de deposição de material queratinizado que é visto no exame endoscópico em suspensão, flutuando na bexiga. Nenhum tratamento é necessário.

( ) Lesão proliferativa que é associada com inflamação crônica ou obstrução do colo vesical, que pode estar presente em qualquer área da bexiga, mas é mais frequente no trígono. Caracteristicamente, apresenta um padrão de crescimento histológico invaginante a partir do urotélio em direção à lâmina própria, mas não atinge a muscular da bexiga. Tratamento é a ressecção endoscópica e é diagnóstico diferencial de tumor urotelial.

( ) Lesão proliferativa em que o epitélio dispõe-se em arranjo papilífero, semelhante a couve-flor, ao longo de delicados eixos conjuntivos vasculares. Já foi considerado como tumor Ta grau 1, até que a classificação de tumores não invasivos mudou em 1998. Pode recidivar, mas não invade nem progride.

Paciente chega ao pronto-socorro vítima de acidente automobilístico. Após as manobras iniciais de estabilização e monitorização, a tomografia computadorizada de abdome revela a presença de laceração na cortical do rim direito, medindo 0,8 cm, sem extravazamento urinário. De acordo com a Classificação da Associação Americana de Cirurgia do Trauma (American Association for the Surgery of Trauma Organ Injury Severity Scale for the Kidney), em qual categoria esse paciente se enquadra?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis