Sobre as neoplasias benignas da bexiga, relacione as les...

Sobre as neoplasias benignas da bexiga, relacione as lesões com as descrições correspondentes e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Metaplasia epitelial.

2. Leucoplasia.

3. Papiloma invertido.

4. Papiloma.

5. Cistite glandular.

( ) É um achado comum em bexigas normais, podendo estar associado com obstrução ou inflamação crônica. Caracteriza-se por ninhos císticos revestidos por epitélio colunar. Pode estar associado com lipomatose pélvica e em alguns casos pode ocupar toda a bexiga. Há alguns casos descritos de transformação maligna para adenocarcinoma, sendo portanto recomendável a avaliação endoscópica regular desses pacientes.

( ) Áreas focais de urotélio transformado com arquitetura celular e nuclear sem atipias, entremeadas por urotélio normal, usualmente localizadas no trígono vesical, compostas de células escamosas (aspecto nodoso, revestidas por material escamoso, facilmente descolado), ou glandulares (aglomerados de mucosa elevada e avermelhada, com aspecto inflamatório). O tratamento é desnecessário.

( ) Áreas de aspecto inflamatório na mucosa vesical, particularmente associadas à presença de deposição de material queratinizado que é visto no exame endoscópico em suspensão, flutuando na bexiga. Nenhum tratamento é necessário.

( ) Lesão proliferativa que é associada com inflamação crônica ou obstrução do colo vesical, que pode estar presente em qualquer área da bexiga, mas é mais frequente no trígono. Caracteristicamente, apresenta um padrão de crescimento histológico invaginante a partir do urotélio em direção à lâmina própria, mas não atinge a muscular da bexiga. Tratamento é a ressecção endoscópica e é diagnóstico diferencial de tumor urotelial.

( ) Lesão proliferativa em que o epitélio dispõe-se em arranjo papilífero, semelhante a couve-flor, ao longo de delicados eixos conjuntivos vasculares. Já foi considerado como tumor Ta grau 1, até que a classificação de tumores não invasivos mudou em 1998. Pode recidivar, mas não invade nem progride.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis