Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (2ª edição)

Considere hipoteticamente que mulher de 45 anos de idade foi internada há três semanas com quadro de sepse de origem respiratória. Fez uso de clindamicina e ceftriaxone, intravenosos, por 14 dias, com resolução do quadro ao término do tratamento. Há três dias, iniciou diarreia, com muco e sangue, e intensa dor abdominal. Foi realizado o diagnóstico de colite pseudomembranosa.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O tratamento pode ser dado por vancomicina via oral, associado a metronidazol via oral.

Paciente de 75 anos de idade, 80 kg, portador de fibrilação atrial crônica, em uso de digoxina 0,25 mg por dia, está apresentando náuseas, vômitos, xantopsia e confusão mental. Foi realizado eletrocardiograma e exames laboratoriais que evidenciaram: ureia de 100 mg/dL, creatinina de 2,1 mg/dL, digoxina sérica de 3. Hemograma normal.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Betabloqueador está mais bem indicado para esse paciente.

Paciente do sexo feminino, 50 anos de idade, portadora de hepatite C há 20 anos, com diagnóstico de cirrose hepática CHILD A há cinco anos, bem aderente ao tratamento, vem apresentando descompensação da doença hepática nos últimos três meses, icterícia, perda acentuada de peso (8 kg em três meses), ascite de grande volume. Nega febre e dor abdominal. Foi realizada TC de abdome trifásica, que demonstrou dois nódulos de 3 cm, com vascularização na fase arterial e washout precoce.

De acordo com esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.

Cirrose é a maior causa de hepatocarcinoma.

Paciente do sexo masculino, 13 anos de idade, teve entorse no tornozelo direito há uma semana. Foi medicado com cetoprofeno 100 mg de 12 em 12 horas. Apresenta-se, na emergência, com confusão mental, oligúria (300 mL de urina em 24 horas), dispneia, dor torácica e hálito urêmico. Ao exame físico, apresenta atrito pericárdico. Exames de sangue demonstram ureia de 400 mg/dL, creatinina de 16,85 mg/dL, sódio de 130 Meq/L, potássio de 7,8 Meq/L.

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.

Deve ser realizado hemodiálise de emergência.

Determinada paciente de 20 anos de idade é admitida em pronto-atendimento com quadro de tosse secretiva e febre há dois dias. Há 24 horas vem apresentando dor abdominal e taquidispneia; é portadora de diabetes mellitus tipo 1, mas, como o apetite estava reduzido, há um dia não faz uso de insulina. Apresenta–se com PA de 90 mmHg x 60 mmHg, FC = 96 bpm, desidratada (+2/+4) e FR = 26 imp. Exames de entrada mostram: glicemia capilar de 400 mg/dL, hemoglobina = 11,8 g/dL, leucócitos = 13.500/mm3 com 7% de bastões. Gasometria arterial apresenta os seguintes valores: pH = 7,25, pCO 2 = 2 0, pO2 = 92, bicarbonato 12, com Sat O2 = 92% em ar ambiente, Na 142 mEq/L e Cl = 101 mEq/L.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O distúrbio do equilíbrio ácido-básico da paciente é simples não compensado. Acidose metabólica primária, alcalose respiratória secundária.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis