Questões Concurso CEFET RJ

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Listagem de Questões Concurso CEFET RJ

"...engole suas mentiras como pílulas salvadoras..." No trecho em destaque podem ser observados recursos literários na produção de efeito de sentido; são eles respectivamente:

I. Metonímia, quando se opta por utilizar uma palavra em lugar de outra.

II. Catacrese, quando na falta de uma palavra específica para designar o fato, usa-se um objeto impróprio.

III. Metáfora, quando diz-se que houve uma transferência de um termo para um contexto de significação que não lhe é próprio.

IV. Comparação, trata-se da aproximação de elementos de universos diferentes, associados por meio de um conectivo.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Analise o gráfico a seguir:

O gráfico acima representa dados da venda de biscoitos por uma determinada fábrica. De acordo com o gráfico, o mês que ocorreu maior venda tanto em 2005 quanto em 2006 deste biscoito foi:

Escolarização e crescimento econômico

                        Não podemos justificar o desenvolvimento escolar apenas pelas possibilidades de crescimento econômico que ele gera. Ao contrário, o crescimento econômico só é justificável pelo desenvolvimento social, educacional inclusive, que ele propicia. Entretanto, não podemos ignorar a relação direta existente entre a melhoria do sistema escolar e o desenvolvimento econômico. 
                       Diversos especialistas têm se dedicado a estudar o impacto econômico dos investimentos em educação escolar. Embora suas conclusões quantitativas sejam dependentes de opções ideológicas automaticamente embutidas nas análises matemáticas, especialmente quando envolvem a relação entre a distribuição de renda e a escolaridade, um ponto é comum a todos eles: investimentos em educação escolar provocam crescimento econômico. A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população. Em termos aproximados, essa variação está entre cerca de 10%, no caso do ensino superior nos países ricos, e cerca de 30%, no caso do ensino básico nos países pobres. 
                        Esse retorno econômico é um reflexo em escala nacional do aumento da renda individual com o aumento da escolaridade do trabalhador. Cada ano a mais de escolaridade garante um aumento individual de renda que varia entre cerca de 5% a 10%, no caso de países com fortes mecanismos de controle de renda e sistemas escolares muito organizados, há cerca de 100%, no caso do ensino fundamental em países pobres de populações subescolarizadas. 

(Otaviano Helene)

"Entretanto, não podemos..." A palavra grifada pode ser substituída sem prejuízo do sentido por:

Os PCN's definem quatro blocos de conteúdo para o ensino da Ética. São eles:

Segundo os PCN's, a educação está fundada em pilares:

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